sábado , 19 abril 2014
Destaque:
Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / A importância do controle do ph da piscina

A importância do controle do ph da piscina

Estojo de medição de pH da piscinaTodo mundo que cuida de piscinas já ouviu falar de uma coisa que chama-se “ph“.

Vamos esclarecer ao longo desse artigo, o motivo pelo qual ele é tão falado e principalmente as características que fazem desta sigla um parâmetro tão importante no tratamento de piscinas.

O pH na verdade pode ser definido como a acidez de determinada substância.

Como tratamos de piscinas, o pH da piscina é na verdade a acidez da água da piscina.

Vamos lá, para você que nunca ouviu nem esta sigla, vamos começar do início…

O que é pH?

A sigla pH significa “Potencial Hidrogeniônico“. Em outras palavras, é o poder de concentração de íons H+ em determinada substância, que no nosso caso será a água da piscina.

Resumindo, é a medição da quantidade de íons de Hidrogênio dispersos na água, o que na verdade, determina se a água está ácida, está neutra ou está alcalina (básica).

Qual a importância do pH da piscina?

O controle do pH da água da piscina, ou sua acidez, é primordial não só para a qualidade da água mas também para a durabilidade da piscina e de seus equipamentos como um todo.

Podemos citar vários motivos para se verificar e corrigir o pH da piscina.

  • Em primeiro lugar, os produtos químicos para tratamento da piscina caso sejam utilizados em uma piscina com água muito ácida, ou seja, pH menor que 7, vão apresentar resultados ineficientes, pois eles são feitos para serem usados em água com pH entre 7.2 e 7.6, ou seja, levemente alcalina.
  • Caso o pH esteja baixo, os banhistas sofrerão com irritações nos olhos, pele e mucosas e as partes metálicas dos equipamentos da piscina serão danificados devido ao processo de corrosão da água.
  • Caso a água esteja muito alcalina (básica), os produtos de desinfecção da água terão sua eficácia diretamente comprometida, a água da piscina se tornará turva facilmente e inicia-se, ao invés de processos de corrosão, processos de formação de calcário nas tubulações e equipamentos.
  • Como se não bastasse os usuários da piscina também irão sofrer irritações nos olhos, pele e mucosas.

O pH ideal é 7.2! É um valor próximo ao pH da lágrima de nossos olhos, justamente para não irritar a vista dos banhistas.

Como alterar o pH da piscina? Aprenda a corrigir o pH da sua piscina!

Hoje qualquer loja de piscinas tem os produtos necessários para medir e corrigir o pH da água de piscinas. Para medição usa-se estojos de teste que geralmente vêm com uma parte medidora de Cloro disponível e outra parte medidora de “pH“.

Medir o pH da piscinaSeguindo as instruções do estojo de teste você fará a medição e caso a água esteja ácida você irá adicionar pH+, que normalmente tem como principal ingrediente o “Carbonato de Sódio”, um pó branco que tem como finalidade aumentar o pH da água fornecendo “Íons Carbonato”.

Caso a água esteja alcalina iremos adicionar um “diminuidor de pH” que na maioria das vezes tem como ingrediente principal o “Ácido Muriático” que diminui o pH da água fornecendo “Íons H+”.

É interessante manter o pH da água sempre no nível correto para assegurar uma boa durabilidade da piscina como um todo e também a segurança dos banhistas.

MAS ATENÇÃO!

Se o pH de sua piscina está variando demais, é sinal de que a alcalinidade está desregulada! Confira nosso artigo sobre a importância do controle da alcalinidade da piscina para saber como regular corretamente a alcalinidade da água da piscina e não ter mais problemas com excesso de alterações no pH!

É isso pessoal! Esperamos que tenham gostado do artigo! Adicione nosso site aos seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais! Grande abraço!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação a piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

33 comentários

  1. muito bom ,obrigado.

  2. PARABÉNS……. gostei muito explica direitinho.

  3. No condomínio que moro foi proibido entrar na piscina com short/bermuda pois o piscineiro afirmou que isso muda o ph da água da piscina. Mito ou verdade?

    • Olá Raquel! Muito bom dia e obrigado pelo contato!
      Geralmente, em piscinas coletivas, só é permitido entrar de trajes de banho pois outros tipos de roupas soltam “pêlos” que ficarão na piscina e acabarão sendo aspirados pela sucção da motobomba da piscina. Esses “pelinhos” irão parar no pré-filtro ou no próprio filtro da piscina.
      Isso acaba prejudicando o sistema de filtração da água.
      Entretanto não há nenhuma ligação dos trajes dos banhistas com o pH da água!
      Qualquer dúvida estamos à disposição ok?
      Grande abraço e ótimo ano novo!

  4. Parabenizo pelo blog e agradeco a explicacão. Desfez totalmente minha dúvida. Obrigado.

  5. Me motivei a pesquisar o tema por estar vivendo no exato momento o efeito colateral da falta de atenção, meus olhos foram agredidos seriamente por ter utilizado a piscina com pH muito baixo. Agradeço suas instruções, e vou me inteirar de outros assuntos também.
    Abraço e muito obrigado

  6. Olá Rafael.
    Gostaria de saber se existe algum equipamento que meça e corrija o Ph da água automaticamente. E, se existir, se esse sistema pode ser usado em espelhos d’água em lugares públicos abertos.
    Muito obrigado.

    • Olá Jarbas! Obrigado pelo contato!
      Existe sim este tipo de equipamento porém não utilizamos, então não podemos opinar a seu respeito.
      Faça uma busca rápida no Google por “regulador automatico de ph para piscinas” e poderá encontrar vários modelos.
      Espero ter ajudado.
      Grande abraço e feliz ano novo!

  7. eu, sou piscineiro e gostaria de saber, pq tem piscina mesmo com a alcalinidade em ordem,

    sempre ta tendo alteração no ph

    • Olá Gilmar! Obrigado pelo contato!
      Quando, nesta situação, é interessante verificar os produtos que estão causando estas variações no pH. Existem cloros que alteram o pH da piscina, existem também a própria pele do ser humano, que tem pH ácido, além de bronzeadores e a chuva.
      No geral, cobrir a piscina para evitar que tome chuva, e pedir aos usuários que tomem um banho para retirar bronzeadores e outros produtos do corpo, já ajuda bastante!
      Qualquer dúvida estamos à disposição ok?
      Grande abraço e feliz ano novo!

  8. Minha piscina está com o Ph e o cloro sempre no mínimo. Já adicionei bicarbonato de sódio várias vezes e o Ph não sobe. O que fazer? (a piscina parece limpa)

    • Olá Cassio! Muito boa noite e obrigado pelo contato!
      Bicarbonato de sódio não é utilizado para elevar o pH da água, Cassio.
      Verifique em lojas especializadas em piscinas, que o produto geralmente utilizado para aumentar o pH de piscinas é o Carbonato de sódio.
      O Bicarbonato acaba elevando sua alcalinidade mas nada altera no pH ok?
      Utilize o carbonato e qualquer dúvida que permanecer estamos à disposição ok?
      Grande abraço meu amigo!

  9. Carlos Alberto Leite

    Rafael, bom dia!
    Hoje tenho que jogar os produtos na Piscina (Cloro etc) alem de fazer a escovação. Porem verifiquei que o PH está um pouco acima do ideal, minha dúvida é:

    Posso jogar o diminuidor de PH hoje junto com os produtos ou teria que jogar antes ou agora finalizo a limpeza para depois jogar?

    Mais uma vez grato pela ajuda.

  10. MUITO BOM ESSE SITE.
    COMECEI A TRABALHAR COM LIMPEZA DE PISCINAS HA 4 MESES E MUITAS DUVIDAS,
    EU TIREI ,LENDO POR AQUI…….
    MUITO BOMMMM ,VALEU

  11. Fiz teste de ph da água da piscina com um indicador de ph caseiro(suco de repolho roxo) q vi na internet. O resultado do vinagre foi cor de rosa, água sanitária transparente quase amarelada, da água q bebemos foi roxo, JÁ A ÁGUA DA PISCINA FICOU AZUL ESCURO. Foi feita limpeza e parece estar saudável, limpa e cristalina. SERÁ QUE O PH DA ÁGUA DA PISCINA ESTÁ MUITO ALTO?? **Ah detalhe que a água da piscina provém de um poço, que por sinal é muito calcária. Agradeço sua atenção! Karem.

    • Olá Karem!
      Eu não recomendo a medição de pH com métodos caseiros… Até os métodos tidos como tradicionais não são muto precisos… Então, imagine este!
      Adquira um estojo de testes para verificar o estado do pH ok?
      Grande abraço e volte sempre!

  12. Rafael bondai! Trato a uns treze anos a minha piscina com agualux, e agora tive q renovar o vinil aproveitei para aquece-la, porém lá tem criado um limbo transparente o qual não estou conseguindo combater, qdo meço o PH chega muito próximo do normal, enfim estou sem saber o. Que fazer pois tds os indexes indicam normalidade

    • Olá Cleonice! Muito boa tarde e obrigado pelo contato!
      O que acontece é que a piscina, quando aquecida, consome muito mais cloro que o normal devido às condições mais favoráveis ao crescimento microbiano.
      Você provavelmente terá que passar um período de experimentação para definir uma nova frequência de adição de cloro.
      Experimente dobrar a quantidade de cloro e meça o residual. Geralmente é aproximadamente o dobro de consumo de cloro quando a piscina é aquecida.
      Espero ter ajudado. Grande abraço e volte sempre!

  13. quanto tempo eu tenho que esperar para entrar na piscina depois de por o cloro PH?

    • Olá Isabel! Boa noite e obrigado pelo contato!
      É interessante que não utilize a piscina logo após a adição do cloro.
      Com a motobomba ligada, aguarde pelo menos uns 30 minutos, que é o tempo necessário para que a água misture bem. Aumente este tempo para duas horas em caso de adição de redutor de pH ok?
      Grande abraço e volte sempre!

  14. José Reinaldo Coelho Santos

    Muito didático, muito bom o seu artigo sobre Ph. Sou novato no ramo de proprietário de piscina e estou eu mesmo cuidando, com ajuda de textos como o seu pescados na Net. Estou com um problema há dias e não consigo resolver: O ph da piscina está muito alto, acima da mara mais elevada da fitinha e não consigo reduzi-lo, mesmo já tendo usado 1 litro de um produto da HTH para redução do ph e da alcalinidade. Enquanto a alcalinidade se mantem dentro dos parâmetros, o ph continua lá em cima. Não sei mais o que fazer. Se puder me ajudar, agradeço. Minha piscina é de azulejo e tem 15000 litros.

    • José, a correção do pH é desta forma mesmo. Adiciona-se o produto e em seguida verifica-se novamente… Caso não esteja no ideal, adiciona-se o produto novamente…
      Tente mais uma vez e verifique se consegue abaixar o pH. A alcalinidade estando dentro dos parâmetros não há motivo para que o pH não se corrija. Grande abraço e volte sempre!

  15. Gostaria de saber se a água da piscina estando verde e o ser ph estando no nível adequado 7,2, ela está propicia para o uso, com crianças. Trata-se de uma piscina pública.
    Desde já agradeço.

    • Olá Tony! Provavelmente não está adequada para uso. Sem analisar a água é difícil dizer com certeza, mas este tom verde deve ser infestação por algas, o que, em geral, é sinal de falta de tratamento adequado.

  16. Em que situação posso utilizar o ácido clorídico?

    • Alberto, você deve manter o pH da piscina sempre entre 7,2 e 7,6. A solução ácida é utilizada sempre que o pH ultrapassar 7,8, porém, utilize somente produtos recomendados para piscinas, afinal de contas não é qualquer ácido que pode ser utilizado para reduzir o pH de onde vamos nadar ok? Verifique a possibilidade de utilizar o diminuidor de pH da Hidroazul. É o que eu recomendo ok? Grande abraço e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos necessários estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>