Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / Água da piscina esverdeada? Saiba o que fazer com a água verde da piscina!

Água da piscina esverdeada? Saiba o que fazer com a água verde da piscina!

A água da piscina esverdeada pode até agradar algumas pessoas, mas definitivamente a água verde por falta de tratamento não é recomendável para a sua saúde!

Isso porque geralmente, quando a água se torna verde, a piscina está infestada por algas e nada impede que além delas, tenham crescido e se multiplicado também, vários outros micro organismos que podem ser nocivos à nossa saúde.

A causa do esverdeamento da água da piscina é a presença de algas, ou por descuido e falta de tratamento e manutenção da sua piscina ou até mesmo um tratamento equivocado que acabou possibilitando a proliferação de algas na água da piscina.

Para acabar com esse verde na água da piscina, siga nosso passo a passo…

Água da piscina esverdeada

Medir e corrigir a alcalinidade da piscinaEstojo de medição de pH da piscinaMeça a alcalinidade total e o pH da água da piscina esverdeada.

Ajuste, caso seja necessário, a alcalinidade entre 80 e 120 ppm e o pH entre 7,0 e 7,4.

Já falamos aqui sobre a importância do controle do pH da piscina e da importância de controlar a alcalinidade da piscina.

Em alguns casos, as algas podem estar alojadas nas paredes da piscina, então, escove as paredes para desgrudá-las.

Escovação das paredes e do fundo da piscinaFaça uma super-cloração com Cloro Granulado (14g/m³).Confira nosso artigo onde falamos a importância da escovação da piscina.

Faça uma super-cloração com Cloro Granulado (14g/m³).

Nesta etapa, talvez você tenha que deixar agir o cloro para acabar com as algas de forma eficaz pois quanto mais tempo o cloro ficar agindo melhor!

Veja nosso artigo onde falamos sobre esse tratamento de choque.

Durante a escovação, deixe a piscina recirculando

Piscina verde

Em seguida, dilua o decantador em um balde com água da própria piscina e espalhe pela piscina. Consulte nosso artigo caso não saiba exatamente fazer a decantação da piscina.

Ligue a bomba do filtro na posição recircular por 15 minutos.

Desligue a bomba e aguarde por no mínimo 12 horas até a decantação total das algas.

Aspire o fundo da piscina drenando.

Aspiração do verde da piscinaConfira a quantidade de cloro livre na piscina. A piscina estará pronta para uso quando o cloro estiver entre 1 e 3ppm.

Caso as algas tenham subido para a superfície da piscina, pode ser necessário manter o cloro em níveis de supercloração por mais um dia e continuar o processo no próximo dia.

Para não precisar se preocupar com água da sua piscina esverdeada, conte conosco para realizar o tratamento!

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo sobre tratamento de água de piscinas esverdeadas!

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

Receba grátis dicas imperdíveis para cuidar bem de sua piscina!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites e produção de conteúdo para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação à piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

75 comentários

  1. Olá, gostaria de tirar um dúvida… uns falam que não adianta clorar a agua pois as algas fazem com que o cloro evapore. E uns mandam clorar…
    Aonde consigo saber qual seria a verdade?
    Estou com minha piscina verde e não consigo achar alguém que limpe…

    Adriana

  2. Boa noite, vou tentar abreviar para te dar menos trabalho de leitura:
    1º: água verde: tirei material orgânico, esfreguei as paredes, coloquei bicarbonato de sódio para elevar a alcalinidade. Alcalinidade chegou a uns 140 segundo o Kit Teste Alcalinidade da HidroAll.
    2º: O pH estava muito alto segundo o kit de teste para cloro e PH. Coloquei ácido clorídrico (depois de diluí-lo para chegar à concentração do produto comercial para este fim(em piscina)). O pH continuou alto.
    3º: Comprei a fita teste HTH (disseram que era mais confiável) e vi que ali apontava alcalinidade acima de 180! e pH alto, também. Também aponta ácido cianúrico entre o limite e acima do aceitável.
    Então, minhas perguntas:
    1 – A fita teste é mais confiável que o kit com líquidos? Ou qual vc indica para a medição? Medidor digital?
    2 – Como faço para abaixar a alcalinidade? Se eu continuar colocando ácido clorídrico para reduzir o pH não tem risco de aumentar o ácido cianúrico? Por que é dito que ele é resíduo proveniente do uso de cloros estabilizados (CaCl2O2) se não tem cloro na sua fórmula (C3H3N3O3)?
    Muito grato.
    Augusto Mendes

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>