Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / Água da piscina esverdeada? Saiba o que fazer com a água verde da piscina!

Água da piscina esverdeada? Saiba o que fazer com a água verde da piscina!

A água da piscina esverdeada pode até agradar algumas pessoas, mas definitivamente a água verde por falta de tratamento não é recomendável para a sua saúde!

Isso porque geralmente, quando a água se torna verde, a piscina está infestada por algas e nada impede que além delas, tenham crescido e se multiplicado também, vários outros micro organismos que podem ser nocivos à nossa saúde.

A causa do esverdeamento da água da piscina é a presença de algas, ou por descuido e falta de tratamento e manutenção da sua piscina ou até mesmo um tratamento equivocado que acabou possibilitando a proliferação de algas na água da piscina.

Para acabar com esse verde na água da piscina, siga nosso passo a passo…

Água da piscina esverdeada

Medir e corrigir a alcalinidade da piscinaEstojo de medição de pH da piscinaMeça a alcalinidade total e o pH da água da piscina esverdeada.

Ajuste, caso seja necessário, a alcalinidade entre 80 e 120 ppm e o pH entre 7,0 e 7,4.

Já falamos aqui sobre a importância do controle do pH da piscina e da importância de controlar a alcalinidade da piscina.

Em alguns casos, as algas podem estar alojadas nas paredes da piscina, então, escove as paredes para desgrudá-las.

Escovação das paredes e do fundo da piscinaFaça uma super-cloração com Cloro Granulado (14g/m³).Confira nosso artigo onde falamos a importância da escovação da piscina.

Faça uma super-cloração com Cloro Granulado (14g/m³).

Nesta etapa, talvez você tenha que deixar agir o cloro para acabar com as algas de forma eficaz pois quanto mais tempo o cloro ficar agindo melhor!

Veja nosso artigo onde falamos sobre esse tratamento de choque.

Durante a escovação, deixe a piscina recirculando

Piscina verde

Em seguida, dilua o decantador em um balde com água da própria piscina e espalhe pela piscina. Consulte nosso artigo caso não saiba exatamente fazer a decantação da piscina.

Ligue a bomba do filtro na posição recircular por 15 minutos.

Desligue a bomba e aguarde por no mínimo 12 horas até a decantação total das algas.

Aspire o fundo da piscina drenando.

Aspiração do verde da piscinaConfira a quantidade de cloro livre na piscina. A piscina estará pronta para uso quando o cloro estiver entre 1 e 3ppm.

Caso as algas tenham subido para a superfície da piscina, pode ser necessário manter o cloro em níveis de supercloração por mais um dia e continuar o processo no próximo dia.

Para não precisar se preocupar com água da sua piscina esverdeada, conte conosco para realizar o tratamento!

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo sobre tratamento de água de piscinas esverdeadas!

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

"O conteúdo deste artigo é de propriedade da Sistema Manutenções e não pode ser copiado sem autorização"
Receba grátis dicas imperdíveis para cuidar bem de sua piscina!

75 comentários

  1. Olá, gostaria de tirar um dúvida… uns falam que não adianta clorar a agua pois as algas fazem com que o cloro evapore. E uns mandam clorar…
    Aonde consigo saber qual seria a verdade?
    Estou com minha piscina verde e não consigo achar alguém que limpe…

    Adriana

  2. Boa noite, vou tentar abreviar para te dar menos trabalho de leitura:
    1º: água verde: tirei material orgânico, esfreguei as paredes, coloquei bicarbonato de sódio para elevar a alcalinidade. Alcalinidade chegou a uns 140 segundo o Kit Teste Alcalinidade da HidroAll.
    2º: O pH estava muito alto segundo o kit de teste para cloro e PH. Coloquei ácido clorídrico (depois de diluí-lo para chegar à concentração do produto comercial para este fim(em piscina)). O pH continuou alto.
    3º: Comprei a fita teste HTH (disseram que era mais confiável) e vi que ali apontava alcalinidade acima de 180! e pH alto, também. Também aponta ácido cianúrico entre o limite e acima do aceitável.
    Então, minhas perguntas:
    1 – A fita teste é mais confiável que o kit com líquidos? Ou qual vc indica para a medição? Medidor digital?
    2 – Como faço para abaixar a alcalinidade? Se eu continuar colocando ácido clorídrico para reduzir o pH não tem risco de aumentar o ácido cianúrico? Por que é dito que ele é resíduo proveniente do uso de cloros estabilizados (CaCl2O2) se não tem cloro na sua fórmula (C3H3N3O3)?
    Muito grato.
    Augusto Mendes

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos necessários marcados com *

*