sábado , 30 maio 2015
Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / Água da piscina esverdeada? Saiba o que fazer com a água verde da piscina!

Água da piscina esverdeada? Saiba o que fazer com a água verde da piscina!

A água da piscina esverdeada pode até agradar algumas pessoas, mas definitivamente a água verde por falta de tratamento não é recomendável para a sua saúde!

Isso porque geralmente, quando a água se torna verde, a piscina está infestada por algas e nada impede que além delas, tenham crescido e se multiplicado também, vários outros micro organismos que podem ser nocivos à nossa saúde.

A causa do esverdeamento da água da piscina é a presença de algas, ou por descuido e falta de tratamento e manutenção da sua piscina ou até mesmo um tratamento equivocado que acabou possibilitando a proliferação de algas na água da piscina.

Para acabar com esse verde na água da piscina, siga nosso passo a passo…

Água da piscina esverdeada

Medir e corrigir a alcalinidade da piscinaEstojo de medição de pH da piscinaMeça a alcalinidade total e o pH da água da piscina esverdeada.

Ajuste, caso seja necessário, a alcalinidade entre 80 e 120 ppm e o pH entre 7,0 e 7,4.

Já falamos aqui sobre a importância do controle do pH da piscina e da importância de controlar a alcalinidade da piscina.

Em alguns casos, as algas podem estar alojadas nas paredes da piscina, então, escove as paredes para desgrudá-las.

Escovação das paredes e do fundo da piscinaFaça uma super-cloração com Cloro Granulado (14g/m³).Confira nosso artigo onde falamos a importância da escovação da piscina.

Faça uma super-cloração com Cloro Granulado (14g/m³).

Nesta etapa, talvez você tenha que deixar agir o cloro para acabar com as algas de forma eficaz pois quanto mais tempo o cloro ficar agindo melhor!

Veja nosso artigo onde falamos sobre esse tratamento de choque.

Durante a escovação, deixe a piscina recirculando

Piscina verde

Em seguida, dilua o decantador em um balde com água da própria piscina e espalhe pela piscina. Consulte nosso artigo caso não saiba exatamente fazer a decantação da piscina.

Ligue a bomba do filtro na posição recircular por 15 minutos.

Desligue a bomba e aguarde por no mínimo 12 horas até a decantação total das algas.

Aspire o fundo da piscina drenando.

Aspiração do verde da piscinaConfira a quantidade de cloro livre na piscina. A piscina estará pronta para uso quando o cloro estiver entre 1 e 3ppm.

Caso as algas tenham subido para a superfície da piscina, pode ser necessário manter o cloro em níveis de supercloração por mais um dia e continuar o processo no próximo dia.

Para não precisar se preocupar com água da sua piscina esverdeada, conte conosco para realizar o tratamento!

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo sobre tratamento de água de piscinas esverdeadas!

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para cuidar bem de sua piscina
(é grátis)!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação a piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

71 comentários

  1. Bom dia! Gostaria de saber porque minha piscina fica com a água verde em apenas 3 semanas, sendo que utilizo o algicida de manutenção e mantenho o cloro na quantidade correta.

    • Bom dia! 3 Semanas é tempo mais que suficiente para o cloro da piscina evaporar e ela ficar sem tratamento, dando espaço para o surgimento de algas! É interessante manter a cloração constante, se possível, diária. Caso não seja possível, o ideal é instalar um Pool Clean ou um gerador de ozônio na piscina para que o tratamento químico não fique todo nas costas do cloro ok?

  2. Ola amigo, adquiri uma piscina de 10.000 litros essas inflaveis e o que acontece é o seguinte a agua da rua ja esta vindo meio turva (marron) e ontem eu enchi a piscina e usamos eu, minha esposa e minha filha por umas 2 horas mais ou menos nesse intervalo ja percebi que a agua ficou meio esverdeada tratei com cloro e hoje de manha a agua esta esverdeada (clara) fui numa loja de piscina e fiz o teste de ph e cloro, o cloro deu bem baixo a cor nem chegou a mudar no teste e o ph tb estava bem baixo ai comprei o Elevador de PH e adicionei 400ml conforme fui orientado e coloquei mais 150gr de cloro granulado gostaria de saber se isso ira resolver o problema da agua esverdeada e quanto tempo para surgir resultado? Obrigado e parabens pelo site. Abraços

    • Boa noite Rodrigo!
      Mantendo o pH no patamar correto (7,2~7,6) e o cloro no nível certo (2ppm) esta tonalidade verde da água tende a desaparecer sim! Mantendo os parâmetros desta forma por um dia você já poderá ver o resultado… Confira nosso manual básico de limpeza de piscinas, Rodrigo. Qualquer dúvida que permanecer volte aqui que estamos à disposição!

      • Ola Rafael,

        Realmente depois de um dia com o ph ajustado a agua ficou mais limpa mas puxando um pouco pra opaco, comprei um estojo de testes de ph, cloro e alcalinidade pois na loja que levei a agua ele só testava o cloro e o ph, agora é esperar o kit e testar a Alcalinidade. Obrigado e parabens pelo site. Abraços

  3. Amigo na medição que fiz minha piscina esta verde e o cloro esta no máximo, o ph tem que estar no máximo tambem? ou apenas o cloro não mata as algas?

  4. Boa noite!Eu limpo piscinas.Estou com ploblemas:A piscina fica 3 a4 dias normal com ph ajustado e depois ela esverdeia e continua com ph ajustado.O que devo fazer?

  5. Olá, Bom dia!
    Eu tenho uma piscina da Mor de 9.000L e ela ficou verde, fui na loja onde vende produtos para piscina e me indicarão um cloro granulado. Coloquei e não demorou muito a água mudou a cor, ficou leitosa, não da para ver o fundo, coloquei ontem a noite e ainda esta assim, o que eu faço?

  6. B0A TARDE, AMIGOPRECISO DE AJUDA, MINHA PISCINA TA VERDE, JA FIZ DE TUDO NAO DECANTA E NAO MUDA, O PH TA NORMAL, A ALCALINIDADE TAMBEM, O CLORO TA ALTO E NADA RESOLVE, JA FAZ TRES DIAS QUE TO FILTRANDO E NAO CONSIGO RESOLVER, MINHA MAIOR DUVIDA É,,,,
    QUANDO COLOCAR OS PRODUTOS QUAL O TEMPO DE USAR UM E OUTRO,,,,UM PRODUTO NÃO CANCELA A EFICIENCIA DO OUTRO,,,,, VOU SEGUIR SUA EXPLICACAO ACIMA, SO ME DIGA O TEMPO QUE PRECISO ESPERAR,,, AO USAR UM PRODUTO E OUTRO , DESDE JA AGRADEÇO, ABRAÇOS

    • Boa tarde Luciana!
      Essas informações a respeito do tempo de espera para utilizar o outro produto, dentre outras coisas, você encontra na embalagem do próprio produto. A única incompatibilidade de produtos que existe no universo de piscinas é do Algicida com o Cloro. O algicida só pode ser usado em dias que não se utilizar o cloro. Mas acredito que não é o caso…
      De uma lida no nosso texto onde falo sobre situações em que a água verde da piscina não decanta. Acredito que pode lhe ajudar ok? Não esqueça também de desligar o filtro para que a piscina possa decantar ok?
      Qualquer dúvida que permanecer eu continuo à disposição ok? Grande abraço e volte sempre!

  7. Rafael, boa tarde. Parabéns pelo site, praticamente já li todos os artigos sobre piscina dele. Resolvi encampar isso porque os piscineiros que vem fazer a manutenção aqui em casa não dão conta: faltam, chove, etc, e a água volta a ficar verde, como está desde ontem. Tenho uma piscina de 22cm3 de água, com sistea de aquecimento solar, e vou aproveitar para tirar diversas dúvidas, visto que neste momento estou ao lado da piscina, trabalhando para clareá-la. Se puder me orientar, agradeço muito. Vou enumerando as dúvidas.

    Comecei comprando um kit, da caixinha amarela, que diz medir Cloro e pH, em duas colunas, com dois contrastantes. A do cloro,á esquerda, ficou transparente, e a do ph, á direita, quase amarela, indicando pH igual ou abaixo de 6.8. Comprei também uma fita, porque me disseram que a alcalinidade era só ali que media. Na loja me disseram que “não precisava me preocupar com ela porque corrigindo o pH ela automaticamente se corregeria”. Como já tinha lido seus artigos, não dei bola e comprei também a fita, mas não sei se estou utilizando bem ou realmente as mudanças de cores são sutis. Pela fita, a alcalinidade deu menos de 20. Ai utilizei o”pH neutro” para elevar a alcalinidade (utilizei 880 gramas dele – acho que é bicarbonato – conforme orientação no pacote: 20g/1000l para subir 10 de alcalinidade) e três horas depois a fita já mudou um pouco de cor: ficou esverdeada e pelo gabarito na caixinha, parece que subiu para 60. Dúvida (1): Alcalinidade: qual o melhor método para ter maior precisão na medição do seu valor? Fiz certo no meu caso ou deveria esperar mais tempo para medir novamente? Deixo com o motor desligado ou posso deixar em circulando a água? Neste momento já faz 4 horas que usei o pH neutro e deixei a circulação ligada.

    Aós ajustar a alcalinidade, devo trabalhar para elevar o pH, que está muito baixo. Já comprei o produto e estou esperando um pouco mais para ver se a alcalinidade ainda vai se elevar mais (está em torno de 60 agora). Pelo que li no outro artigo, ao aumentar o pH com a barrilha, a alcalinidade deve subir também. Por isso acho que já deveria colocar a barrilha para subir o pH. Duvida (2) Isso procede ou tenho de esperar um tempo entre eles?

    Agora é que realmente não sei o que fazer quando chegar a hora. O Cloro. Comprei aquele Cloro granulado tradicional da hth. Dúvida (3) Como você sabe exatamente o valor do cloro na água com aquele medidor e/ou a fita? Este cloro deve ficar com a piscina em repouso, pelo que entendi, mas tem alguma especificação este cloro? Além deste cloro, tenho aquela Margarida e as pastilhas de cloro. Devo usá-lo junto neste tratamento ou somente para mantê-la?

    Comprei também um frasco da hth de “Algicida choque” e um de “Clarificante”, por orientação da loja. Dúvida (5) Devo usá-los neste tratamento? Caso sim, quando?.

    Cara, desculpe o texto extenso, mas é que realmente quero aprender a fazer parte da manutenção da piscina aqui e os seus textos são muito educativos e esclarecedores.

    Obrigado.

    Abraços,
    Ivan

    • Boa tarde Ivan! Que bom que você leu nosso conteúdo. Espero que tenha ajudado!
      Vamos lá…

      Com relação à alcalinidade: você não precisa se preocupar tanto com a precisão da medição pois todos os métodos “caseiros” são semelhantes, entretanto como sou daltônico, eu prefiro o estojo de testes para alcalinidade. Quanto ao tempo que você esperou está bom, tranquilo mesmo. Pode aguardar este prazo com o filtro em funcionamento ok?

      Com relação ao ajuste do pH: Sim, procede, a alcalinidade acaba subindo um pouco, entretanto é desprezível esta alteração e pelo fato dela sempre tender a descer, recomendo que aumente a alcalinidade para 100 ~ 110, aguarde em torno de 1h com o filtro em funcionamento e já poderá trabalhar o pH ok?

      Com relação ao cloro: a melhor maneira de medir é com o kit teste de cloro e pH mesmo ok? Pode sim utilizar a margarida junto com o cloro granulado em qualquer momento do tratamento ok?

      Com relação aos outros produtos: O algicida deve ser usado quando não utilizar o cloro! Não se pode adicionar os dois no mesmo dia! E o clarificante, deve ser utilizado para forçar a decantação da piscina, somente quando realmente houver a necessidade ok?

      Bom, acho que é só… Espero ter ajudado, e não se preocupe com a quantidade de perguntas! Pode contar comigo sempre que precisar ok?
      Grande abraço amigo! Até a próxima!

  8. Boa tarde!
    Eu tenho uma piscina intex de 16.800 ml. Para abastece-la, coloquei 10.000ml de de agua tratada(caminhão pipa) e estou completando o restante com agua do poço artesiano. Agora agua esta com a cor escura ( marrom, verde…).
    Preciso muito de ajuda quanto aos procedimentos de tratamento. Ou seja, quais produtos usar e como usar.
    Gostaria de saber também se pode utilizar a agua antes de trata-la.
    Muito obrigado!

  9. Rafael, bom dia!
    Minha piscina estava simplesmente perfeita após várias dicas que vc me deu aqui no blog. Tive um sério problema com águá leitosa e vc me ajudou muito respondendo minhas duvidas no outro artigo. Bem, tudo estava bem..até que nessa semana minha mãe ficou todos os dias na casa de praia, e a água sempre azul cristalina. Ela estava filtrando todos os dias por 5horas, fazendo a análise com o estojo para veriricar o Ph e cloro e colocando cloro a noite (uso a marca Hidrosan Penta). Bom, ontem a piscina amanheceu com uma coloração verde bem claro (e não aquele verde forte que costumo ver quando a piscina está infestada por algas e mto tempo sem tratar). É um verde bem fraco, transparente..meio amarelado até. Li alguns comentários desse artigo e vi o problema do Fernando (09/12) e Josiane (24/12) que parecem com o meu, Pois eu também utilizo água de caminhão pipa (que o dono do caminhão diz ser uma uma água de poço tratada).
    Eu tenho quase certeza que o fato de ser esse tipo de água tem algo a ver com essa coloração, mas como não sou profissional como vc, vim pedir a sua ajuda !!!
    Falei para minha mãe não adicionar nada na piscina. Apenas deixar o clorador flutuante e colocar para filtrar. Para nossa surpresa, conforme ia filtrando a água foi voltando ao normal. Ela usou a piscina normalmente o dia inteiro…porém, hoje de manhã novamente a água amanheceu com a cor verde claro. Como ela precisava vir embora, cobriu com a capa e vamos tentar resolver esse problema na semana que vem.
    Rafael, preciso muiito de uma luz…para que semana que vem eu possa fazer o tratamento correto, tenho medo de seguir dicas de vendedores de loja de piscina e piorar ainda mais a situação.

    • Rayane, que bom que nossos textos estão te ajudando!
      Bom, recomendo que verifique a alcalinidade da piscina, pois este verde transparente, muitas vezes mostra a presença de algas ainda que enfraquecidas pelo cloro mantido no nível correto. Algas gostam da piscina quando ela está com a alcalinidade descontrolada. Verifique a alcalinidade e mantenha o cloro sempre em 2ppm, nunca menos!!! Vale lembrar que a utilização prolongada de tabletes de cloro contribui para a baixa da alcalinidade ok?
      Grande abraço e volte sempre!

      • Olá Rafael, mto obrigada pela resposta.
        Então essa colocação não tem nada a ver com o fato de ser água de poço né?
        Bom, então após ajustar a alcalinidade, qual é o próximo passo? Algicida de choque ou supercloração ?
        Obrigada!!

        • Se a tonalidade realmente é verde, não tem a ver com a origem da água Rayane! Entretanto, só teria certeza se visse a água…
          Proceda com o ajuste da alcalinidade e em seguida veja se a coloração mudou. Se o cloro estiver entre 2 e 3ppm, a coloração verde sai da água automaticamente, ao se regular o pH e a alcalinidade.
          Qualquer dúvida continuo à disposição!

          • Rafael, boa noite.
            Quando cheguei na minha casa de praia a piscina já não estava mais verde e sim marrom bem escuro. Eu já tinha passado por isso antes… Utilizei o produto Inibidor de metais e deixei filtrado por 12 horas. A água voltou ao normal. Realmente o problema da água era relacionado aos metais da água de caminhão pipa.
            Gostaria de agradecer sua ajuda ;) e compartilhar com as pessoas q frequentam seu blog para tirar dúvidas, assim como eu. Obrigada !!

  10. Boa noite! Primeiramente gostaria de elogiar a excelente prestação de serviços que vem nos prestando tirando nossas milhares de dúvidas! Bem , vamos lá.. Eu tenho uma piscina que tem sistema de tratamento com UV e que “não necessitaria” de tratamento com cloro. Até então, tudo bem. O problema foi quando comecei a abastecer a piscina com água de poço artesiano. A água está muito, mas muito verde e eu sei que não se deve usar cloro neste tipo de água o que entra em desacordo com o tipo de tratamento deste passo-a-passo. Como devo fazer?? Já coloquei o algicida, clarificaste e a solução para poço inibidor de metais mas está complicado.. Obrigado!

    • Boa tarde Jonnathan! Muito obrigado pelo reconhecimento! São comentários como o seu que nos fazem seguir com o trabalho! Bom, inicialmente, já te digo que não há tratamento Ultra-Violeta no Brasil que elimine a necessidade de utilização de algum método de tratamento residual, como o cloro, por exemplo…
      Então o ideal é manter sempre pelo menos 0,5ppm de cloro, ainda que utilize a desinfecção UV! Recomendo a utilização do Algicida de Choque, Jonnathan. Com ele, essa tonalidade verde pode ser facilmente aspirada para o esgoto e você pode ter a piscina cristalina novamente. Experimente e qualquer dúvida eu continuo à disposição aqui ok? Grande abraço e volte sempre!

  11. Bom dia! moro numa região de praia e aqui usamos agua de ponteira, pois não tem agua encanada,instalamos a pouco tempo uma piscina de 7×3,30×1,40 enchemos com agua potável do caminhao, , até ai tudo certo , o problema que estamos tendo é quando drenamos e temos que repor com essa agua que temos aqui, conforme a piscina enche ja vai ficando esverdeada a agua, , não sabemos o que fazer, , obrigada.

  12. Boa Tarde!
    Primeiramente quero agradecer pelo excelente site!
    Minhas dúvidas:
    1.Em relação à piscina verde:
    Sempre é necessário fazer a supercloração? Mesmo quando a piscina está só começando a ficar verde?? Tipo bem no comecinho mesmo?? Não posso só escovar e filtrar bastante? (Fiz uma supercloração a menos de uma semana e a piscina está começando a esverdear novamente).

    2. Qual a substancia que abaixa a alcalinidade? Sulfato de alumínio?
    O PH da minha piscina está sempre alto,até mesmo chovendo.

    3. Nunca encontrei um medidor de alcalinidade liquido pra comprar então acabo me orientando somente pelo PH. Quando ele insiste em ficar super baixo ou super alto (como está agora) suponho que a alcalinidade não está correta. Meu raciocínio está correto?

    Agradeço a atenção!!

    • Obrigado pelo comentário Tatiana! Vamos lá:
      1- Não. Não é sempre necessário realizar a supercloração da piscina ok? Devemos ir à raiz do problema! Sua piscina já está ficando verde novamente porque tem alguma coisa errada. Muito provavelmente o pH, a alcalinidade ou ambos estão desajustados. Algas adoram uma piscina com alcalinidade baixa!!! Favor verificar!

      2- O sulfato de alumínio não foi feito para reduzir a alcalinidade da piscina, embora em alguns casos ele pode causar este efeito. A substância que diminui a alcalinidade da piscina é a mesma que diminui o pH. Confira a página do diminuidor de alcalinidade.

      3-Sim, seu raciocínio está correto, entretanto não recomendo cuidar da piscina sem manter a alcalinidade sob sua atenção. Reitero que a alcalinidade baixa é uma ótima pedida pra quem quer uma piscina verde em casa!

      Bom, espero ter ajudado. Qualquer dúvida continuo à disposição ok? Grande abraço e volte sempre!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>