segunda-feira , 21 abril 2014
Destaque:
Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / Água da piscina leitosa, esbranquiçada, opaca? O que fazer?

Água da piscina leitosa, esbranquiçada, opaca? O que fazer?

Uma piscina com água leitosa, água opaca ou esbranquiçada não é o que ninguém quer para o final de semana ou para as férias.

Esses são sinal de alta turbidez da água da piscina.

Ao final deste artigo esperamos que você já tenha em mente o que fazer para acabar com essa água opaca e leitosa e rever sua piscina linda e cristalina.

Vamos lá?

Possíveis causas da água da piscina leitosa, opaca ou esbranquiçada

Água da piscina leitosa, opaca ou esbranquiçada- Areia do filtro velha ou saturada. A qualidade e quantidade da areia do filtro devem ser verificadas uma vez por ano. Como não é fácil para identificar a qualidade da areia, sugiro que você nos consulte para verificação e possível troca.

- Tempo de filtração insuficiente. O tempo para filtração deve ser observado de acordo com o fabricante do filtro da piscina para evitar que a água da piscina fique leitosa ou esbranquiçada.

- Alcalinidade e pH acima dos parâmetros recomendados. Deve-se manter a alcalinidade entre 80 e 120 ppm e pH da piscina entre 7,2 a 7,8.

- Falta de cloro na piscina. Verifique se o nível de cloro livre está entre 1 e 3 ppm.

- Falta e ou excesso de uso do clarificante. O recomendável é utilizar 1,5 ml/m³ semanalmente.

- Excesso de ácido cianúrico. Geralmente provocado devido a utilização de cloros estabilizados. Neste caso,
interrompa imediatamente o tratamento com este produto e drene aproximadamente 30% da água. Em seguida, complete o nível de água piscina e inicie um tratamento com de 4g /m³ de Cloro Granulado, de preferência hipoclorito.

Para não ter que se preocupar com problemas como água da piscina leitosa, esbranquiçada ou opaca, conte conosco para tratar de sua piscina!

Garantimos que ela nunca ficará com a água leitosa!

Esperamos que tenham gostado do artigo!

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação a piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

22 comentários

  1. bom noite amigo esto com um poblema com minha piscina leitosa ja controlei o ph e a areia do filtro nao tem uma smana que troquei.oque devo fazer.se eu jogar cloro irar me ajudar….. obrigado

    • Olá Willian! Obrigado pelo contato!
      É preciso verificar a alcalinidade da piscina, o tempo de filtração (e a frequência da retrolavagem) e manter o residual de cloro sempre entre 1~3ppm.
      Depois de deixar a alcalinidade entre 80 e 120ppm, manter a filtração diária de acordo com o que o fabricante exige e o cloro ajustado sua piscina provavelmente deverá estar cristalina!
      Verifique e qualquer dúvida estamos à disposição ok?

  2. AIRTON DE OLIVEIRA RAZ

    Boa tarde Rafael, minha piscina tem 80.000 litros. De uns tempos para cá, ela está leitosa, a areia foi trocada há aproximadamente um ano e meio. Quando eu meço os valores com o kit, o que se verifica é que a dureza está a baixo de 200, o ph está normal e a alcalinidade também, assim como o cloro. O pool-clin da Sibrape ajuda na manutenção da piscina?

    • Olá Airton! Muito obrigado pelo contato!
      A areia do filtro deve ser trocada anualmente. Dependendo de sua utilização ela pode aguentar até uns 2 anos no máximo. Portanto, a causa da água opaca pode ser o desgaste excessivo da areia do filtro.
      De imediato, para solucionar o problema, basta realizar uma decantação e aspirar drenando para recuperar a cristalinidade da piscina.
      Quanto ao Pool-clean, pode comprar sem medo. É um equipamento excelente que auxilia demais na limpeza da piscina. Com o pool-clean a piscina fica com um nível de transparência e brilho que você dificilmente vê em uma piscina tratada somente com cloro.
      Bom, é isso, qualquer coisa estou a disposição aqui ok?
      Grande abraço e volte sempre!

  3. Voce mandou drenar 30% da agua da piscina, caso ela leitosa,
    Ok. Minha piscina tem 80 mil litrros!
    Jogo 24 mil litros no ralo? Ou entendi mal?

    • Olá Sebastião! Obrigado pelo contato!
      A drenagem da água é indicada se, e somente se, o problema da piscina for excesso de ácido iso-cianúrico.
      Portanto, verifique as outras possibilidades primeiro pois, 24000 L de água não é pouca coisa, concorda?
      Verifique inicialmente os parâmetros e corrija-os. Caso não melhore, verifique a possibilidade de fazer uma decantação seguida de aspiração. Na pior das hipóteses, aspire para o esgoto para melhor resultado.
      Qualquer dúvida estou à disposição aqui ok?
      Grande abraço e volte sempre!

  4. Fiz um tratamento na minha piscina com Genquest pq estava com uma mancha no chao .Agora a agua esta turva e leitosa .A mediçao de cloro esta zerada e o PH esta muito alto .O que devo usar e fazer para melhorar a agua?Preciso de uma resposta com urgencia.Obrigado.

    • Olá Fabyana! Obrigado pelo contato!
      Inicialmente deve começar regulando a alcalinidade. Depois o pH e o cloro!
      Com todos estes parâmetros ajustados, ficará fácil fazer uma decantação na piscina.
      Leia nosso artigo sobre decantação.
      Qualquer dúvida estamos à disposição ok?
      Grande abraço e feliz ano novo!

  5. rosana franco autorino

    oi obrigada pela ajuda desdde de ja , tenho uma piscina de 12 ml porém esta opaca o que faço

  6. Ola Rafael ,

    Tenho uma piscina na Tapera (Iguape), já tem uns dois anos e meio, e nunca fiz uma manutenção no filtro.
    Recentemente tive que fazer um poço profundo por falta d`água, e a água do poço ficou leitosa; gostaria já tentei de tudo de material e não fica normal, tive que esfazias a piscina umas 3 vezes e minha conta de energia sobe a cada mês, o relógio ta sempre zerado.

    o que eu faço você pode me ajudar !

    • Provavelmente esta sujeira que vem com a água não deve ser filtrada! Você deverá aspirá-la sempre ao esgoto pois provavelmente ela possui dimensões muito pequenas para serem retidas em seu elemento filtrante.
      Realize uma decantação na piscina e passe a não filtrar o fundo, e sim aspirar drenando.
      Qualquer dúvida estamos a disposição ok?
      Grande abraço e feliz ano novo!

  7. Bom dia, já não sei mais o que fazer pois a agua de minha piscina esta esbranquiçada e os parâmetros e medidas estão todos como recomendado e mesmo assim ela continua com aparência leitosa. A principio eu usava apenas o Hidrossan penta e ficou quase um ano sem problemas mas um dia ela ficou verde ai eu tive que usar o Hth algicida de choque usei na proporção indicada pelo fabricante resolveu o problema de ficar verde mas ai ficou branca, hoje eu tenho em casa os seguintes produtos e gostaria de saber se tem algum problema em mistura-los, agicida de choque, clarificantes liquido da hth, hidrossam penta, redutor de ph liquido e elvador de ph o barrilha e cloro granulado e também pastilhas de cloro, sera que vcs poderiam me ajudar, desde já obrigado.

    • Olá Edmilson! Muito bom dia!
      Já verificou a alcalinidade? Se ela estiver desregulada sua água pode ficar com a aparência opaca.
      Se não for a alcalinidade, faça o seguinte: eleve o cloro para 3ppm e coloque somente o decantador.
      Com o filtro desligado, aguarde 12 horas e aspire o fundo drenando.
      Faça isso e qualquer coisa volte aqui para me dar notícias ok?
      Grande abraço e volte sempre!

  8. Bom dia estou com dificuldade para acertar a agua da piscina o de eu trabalho ela esta turva já faz alguns dias o excesso de calor acho que esta prejudicando ela esta piscina tem aproximadamente 450 mil litros já ajustei o ph e a alcalinidade e também o cloro como devo proceder para que minha agua volte a ficar cristalina desde já obrigado

    • Olá Diego! Muito boa tarde e obrigado pelo contato!
      Se, com todos os parâmetros em ordem, a piscina ainda continua opaca, verifique a possibilidade de, ou usar um produto para realizar uma oxidação de choque, ou mesmo uma decantação para acabar com toda partícula suspensa na água…
      Esses duas opções são as saídas para uma água que, mesmo equilibrada, ainda apresenta problemas…
      Qualquer dúvida estamos à disposição ok?
      Grande abraço!

  9. Olá Rafael bom dia!

    minha piscina esta com a agua opaca já medi o cloro ph esta td ok, minha duvida posso usar esse produto 2 em 1 decantador e clarificante ,ou tenho que usar so o clarificante. obrigada

  10. Rafael,
    outra duvida o ph esta acima do normal ele costuma diminuir só de ficar batendo agua e col o sol o dia todo.

  11. Olá rafael, bom dia…
    fiz uma piscina de fibra de 14 mil l, e como estava em obras estava muito suja e verde, tentei acertar com filtração e algicidas mas 3 dias depois continuou o mesmo. Ai que deve estar meu erro, coloquei 1 kg de sulfato de aluminio pra provocar o choque, agora ela nao esta mais verde, ficou branca, leitosa, o que deveria fazer pois assim que adicionei ficou recirculando 10 horas e ja esta a 1 dia e meio parada esbranquecida, sem clarear, esta com cloro e ph baixos, aguardo sua sujestão, obrigado.

    • Olá Claudio! Muito boa noite e obrigado pelo contato.
      Inicialmente eu recomendo que não utilize mais Sulfato de Alumínio na piscina! Além de reduzir demais o pH ele prejudica seu sistema de filtração! Não recomendo mesmo!
      Em segundo lugar, para resolver a situação atual, recomendo realizar um tratamento de choque. Leia o artigo onde falamos a respeito de tratamento de choque na piscina e saberá exatamente como proceder.
      Qualquer dúvida continuo aqui à disposição ok?
      Grande abraço e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos necessários estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>