sexta-feira , 22 maio 2015
Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / Água da piscina leitosa, esbranquiçada, opaca? O que fazer?

Água da piscina leitosa, esbranquiçada, opaca? O que fazer?

Uma piscina com água leitosa, água opaca ou esbranquiçada não é o que ninguém quer para o final de semana ou para as férias.

Esses são sinal de alta turbidez da água da piscina.

Ao final deste artigo esperamos que você já tenha em mente o que fazer para acabar com essa água opaca e leitosa e rever sua piscina linda e cristalina.

Vamos lá?

Possíveis causas da água da piscina leitosa, opaca ou esbranquiçada

Água da piscina leitosa, opaca ou esbranquiçada– Areia do filtro velha ou saturada. A qualidade e quantidade da areia do filtro devem ser verificadas uma vez por ano. Como não é fácil para identificar a qualidade da areia, sugiro que você nos consulte para verificação e possível troca.

– Tempo de filtração insuficiente. O tempo para filtração deve ser observado de acordo com o fabricante do filtro da piscina para evitar que a água da piscina fique leitosa ou esbranquiçada.

– Alcalinidade e pH acima dos parâmetros recomendados. Deve-se manter a alcalinidade entre 80 e 120 ppm e pH da piscina entre 7,2 a 7,8.

– Falta de cloro na piscina. Verifique se o nível de cloro livre está entre 1 e 3 ppm.

– Falta e ou excesso de uso do clarificante. O recomendável é utilizar 1,5 ml/m³ semanalmente.

– Excesso de ácido cianúrico. Geralmente provocado devido a utilização de cloros estabilizados. Neste caso,
interrompa imediatamente o tratamento com este produto e drene aproximadamente 30% da água. Em seguida, complete o nível de água piscina e inicie um tratamento com de 4g /m³ de Cloro Granulado, de preferência hipoclorito.

Para não ter que se preocupar com problemas como água da piscina leitosa, esbranquiçada ou opaca, conte conosco para tratar de sua piscina!

Garantimos que ela nunca ficará com a água leitosa!

Esperamos que tenham gostado do artigo!

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

Curtiu o artigo? Deixe seu "Like"!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação a piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

71 comentários

  1. Boa noite. Adicionei muito clarificante (em excesso) e agora a agua está leitosa… como resolveria? Obrigado

  2. Olá.
    A água da minha piscina estava verde ai fiz os procedimentos para “arrumar” e ficou esbranquiçada, o que devo fazer?
    Para “arrumar o verde” eu usei sulfato de alumínio, cloro, algicida e barrilha(não necessariamente nessa ordem) sinceramente não sei usar essas coisas direito, o que devo fazer agora?
    Obrigada desde já e parabéns pelo site.
    :)

  3. Olá, tive um acidente na minha piscina.
    A tampa do clarificante estava solta e caiu todo na piscina. (Minha piscina tem 10 mil litros)
    O que fazer? Devo esvaziá-la? Devo esperar evaporar?

    Abç

    • Bom dia Gabriel!
      Qual o tamanho do frasco em questão? Dependendo do tamanho, imagino que se for de 1 litro, basta aspirar a piscina drenando e repor a água.
      Verifique e me diga para pensarmos na melhor solução ok? Grande abraço e volte sempre!

  4. boa tarde,
    Gostaria de receber informações sobre como deixar a água da piscina cristalina.

  5. Boa noite Rafael, há 2 semanas atrás eu utilizei o produto removedor de metais na minha piscina. Segui corretamente o que o fabricante dizia, porém de lá pra cá a água da minha piscina ficou leitosa, opaca, não dá nem pra ver o fundo da piscina. Os parâmetros da água estão ok, pois, alcalinidade, cloro e ácido cianurico. Porém continua esbranquiçada. Já usei a solução água turva da HTC, porém sem sucesso, tenho filtrado diariamente como manda o fabricante e nada. A areia do filtro está ok, menos de 3 me se que eu troquei. Faço a retrolavagem, sempre depois da filtração e nada soluciona. O que faço pra resolver este problema.

    • Boa noite Douglas!
      Recomendo que mantenha o nível de cloro entre 2,5 e 3ppm e experimente utilizar um decantador na piscina. Com o cloro neste patamar durante um dia inteiro, a aplicação do decantador deve resolver seu problema ok? Não resolvendo, experimente a utilização do Oxiall, da Hidroall, para queimar a matéria orgânica presente em sua piscina.
      Qualquer dúvida que persistir, continuo à disposição!

  6. ADAUTO JOSÉ DA SILVA PEREIRA

    Complementando a mensagem anterior:-
    Comprei por recomendação da empresa responsável pela execução da piscina, balde de 10Kg da composição:- Dicloroisocianurato de Sódio 42%, Sulfato de cobre penta hidratado, Policloreto de alumínio e Bicarbonato de sódio.
    Qual a proporção e condições indicada para o uso desse produto?
    Esse produto pode resolver o estado d’água turva ou esbranquiçada?
    Obrigado e, fico no aguardo do retorno.

    • Adauto, primeiramente boa noite e obrigado pelo contato.
      Sua piscina está ficando opaca pois está filtrando o sulfato de alumínio: o que não é recomendado pois danifica a areia do seu filtro!
      Recomendo a leitura do meu texto onde explico o porque não usar sulfato de alumínio na piscina.
      Com relação ao produto que vossa senhoria adquiriu, não saberei te informar as condições necessárias para utilizá-lo nem tampouco a proporção a ser utilizada. Recomendo que leia a embalagem do próprio produto que certamente contém tais informações ok?
      Recomendo que, para não ter a água desta maneira, suspenda o uso do sulfato e passe a utilizar como decantador o Floc Plus 2 em 1.
      Espero ter ajudado! Grande abraço e volte sempre!

  7. ADAUTO JOSÉ DA SILVA PEREIRA

    Tenho uma piscina de 15.000 lts equipada com o aparelho de ozonio da Panoson. Efetuo a manutenção da mesma 02 vezes por semana.
    De uns tempos para esta data, a água está ficando turva, coloquei sulfato de alumínio e tbem barrilha, deixei filtrando 12 hs. e voltou a transparência da água.
    Hoje de manhã estava limpida. Entramos na piscina depois do almoço e as 19:00hs fui verificar as condições da água e constatei o estado leitoso.
    O que devo fazer para estabilizar o estado da águana piscina?

  8. Então Rafael, eu vejo sempre essa recomendação do uso de 1,5ml/m de clarificante. No entanto trato uma piscinas que turvam já na primeira utilização isso é normal?

    • Bom dia Wagner!
      Para evitar que a piscina fique turva com o uso, deve-se acompanhar mais de perto o patamar do cloro, inclusive durante a utilização, e a necessidade de filtração da água.
      É normal que isso aconteça quando o uso é excessivo…
      Grande abraço e volte sempre!

  9. Boa tarde.
    O pH esta 6.2 o ppmde cloro livre 0.5 o ppm de alcalinidade total 0 a 20 e o acido acido cianúrico 0. Oque fazer por favor. Minha piscina tem 80 mil litros não tem sujeira apenas a agua que esta verde.

  10. Ontem minha piscina estava com a água clarinha, somente com um pouco de sujeira no fundo.
    Medi os parâmetros (com o estojo), o cloro estava zerado e o Ph estava um pouquinho baixo. Coloquei ph+ conforme indicação da embalagem do produto e também um elevador de alcalinidade pois tbm estava um pouco abaixo (a alcalinidade eu medi com fita teste então não tenho certeza se realmente estava baixa).e deixei o clorador flutuante na piscina também. A água começou a ficar bastante turva e esverdeada. Quando foi a noite, decidi utilizar o produto Wekeend da hidroall, para que decantasse essa turbidez e eu aspirasse na manhã seguinte. OBS: assim que coloquei o produto wekeend surgiram algumas bolhas na superfície da água.
    Para minha surpresa na manhã seguinte a água estava pior. Está turva demais e com uma coloração meio acinzentada. Não sei oq fazer. Não vou colocar mais produtos pois estou com medo de piorar.
    OBS: a água da piscina é de caminhão pipa (poço) e utilizamos mensalmente o Inibidor de metais.

    O que devo fazer?

    • Rayane, siga o passo a passo que está em nosso artigo sobre tratamento de choque em piscinas. Sua piscina ficou assim por falta de cloro. Manter o clorador flutuante na piscina muitas vezes não é o bastante para fornecer mais cloro à piscina. O ideal é, sempre que a piscina estiver com pouco cloro, adicionar o cloro granulado. E utilizar o flutuador somente para manter o nível de cloro ok? Continuamos à disposição!

      • Rafael, boa tarde. Ontem fiz a cloração de choque como vc me sugeriu. após 1 hora medi com o kit teste e o cloro estava bom e o PH também. Adicionei a dose de decantação do Max Floc 2 em 1 e deixei a água parada de um dia pro outro. Hoje estava um pouco melhor (ainda turva mas eu ja conseguia enxergar o fundo). Aspirei drenando e logo que comecei a aspirar o fundo começou a clarear bastante (decantou bastante sujeira). Deixei filtrando por 5hs e melhorou muito !! Continua um pouquinho turva, mas já está voltando a ficar azul (antes estava verde turvo). Hoje a tardr medi novamente o nível de cloro e estava bem baixo (0,5). Como só vou voltar aqui na semana que vem, Adicionei mais uma dose de choque e ela ficará coberta com a capa e também com o flutuador durante toda a semana. No momento o nível de cloro está um pouquinho acima (acredito que por conta da nova cloração de choque).
        Primeiramente queria te agradecer pela ajuda !! Sempre tiro todas as minhas dúvidas lendo os textos do blog, mas sua resposta foi fundamental pois eu estava sem saber o que fazer.
        Para fechar: sempre que eu chegar aqui, se o cloro estiver muito baixo devo fazer uma cloração de choque ? Ou a dose de manuntenção já é o suficiente para deixar no nível ideal?
        Hoje decidi fazer uma de choque antes de ir embora pq além do cloro estar bem baixo ela ainda está um pouxo turva…pra ficar 100% limpinha, fiz certo?

  11. Ola tenho uma piscina de 30 mil litros e deixei todo inverno sem limpar e no meu patio tem muitas arvores ai a minha piscina estava muito verde e com muitas folhas também, ai primeiramente tirei o que deu das folhas pois não enxergava e usei um um kit de limpeza que são 2 pacotes e na embalagem manda o 1 e o 2 juntos e deixar por 8 horas que estaria pronta seria só drenar, mas isso não aconteceu ai coloquei cloro, clarificante , diminuidor de ph, também não adiantou, ai consegui tirar todas as folhas e medi ph que estava 8,2 , alcalinidade que estava 200 e coloquei 3 kg de sulfato de alumínio recirculei por 2 horas e deixei parada por 24 horas e aguá ficou branca e leitosa , medi de novo a alcalinidade esta 120 e o ph 7,2 não tem nada de cloro, aspirei drenando e água ficou mais branca o que devo fazer agora? por favor me ajudem não sei mais o que fazer.

    • Bom dia Ana, e obrigado pelo contato.
      A esta altura sua piscina está opaca devido à ação do sulfato de alumínio. (Recomendo a leitura do nosso texto onde explicamos porque não usar sulfato de alumínio).
      Para acabar com essa tonalidade branca da água basta realizar um tratamento de choque com cloro. Adicione 14g de cloro para cada metro cúbico de água, recircule por 2 horas e aguarde um dia sem mecher na água. No outro dia será possível aspirar drenando e a piscina poderá ser usada assim que o patamar do cloro voltar para o normal ok?
      Qualquer dúvida continuamos à disposição! Grande abraço e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos necessários estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>