sexta-feira , 29 maio 2015
Capa / Mundo Piscina / Filtro e Bomba de piscina / Cuidados com a motobomba da piscina

Cuidados com a motobomba da piscina

Motobomba da PiscinaA principal aplicação da motobomba é a circulação forçada da água de piscinas. Hoje vamos dar algumas dicas de cuidados com a motobomba da piscina para que você possa evitar possíveis transtornos.

Existem as motobombas auto-escorvantes que podem trabalhar em casas de máquina acima do nível de água pois conseguem prover o fluxo de água da piscina sem que estejam totalmente preenchidas com água.

Podem também ser utilizadas para gerar fluxo no sistema de aquecimento de piscinas, seja ele aquecimento por trocador de calor ou aquecimento solar.

Em geral, a motobomba de piscina é um equipamento robusto que não necessita de muitos cuidados. Porém, vamos listar aqui algumas atitudes que podem prolongar sua vida útil e evitar defeitos eventuais.

Cuidados com a motobomba da piscina

Como regra geral, as motobombas de piscinas são projetadas para trabalhar com água limpa e a baixas temperaturas.

Cuidados com a Motobomba da PiscinaMesmo nas bombas auto-escorvantes se faz necessária a adição de uma carga inicial de água de deve ser colocada no pré-filtro antes do primeiro funcionamento do equipamento pois caso ela funcione muito tempo sem água poderá danificar seus componentes perdendo parcialmente ou totalmente sua funcionalidade.

Os motores elétricos podem ser monofásicos bivolt ou trifásicos bivolt, (para selecionar a voltagem de trabalho siga as instruções do fabricante na carcaça do motor de ligação dos fios).

É interessante verificar a distância do quadro de energia até a motobomba e verificar as instruções do fabricante para escolher o cabeamento mais adequado. Nas instalações trifásicas é comum ocorrer inversão das fases na alimentação da motobomba, e por isso, o instalador precisa ser capacitado, e estar atento para, caso ocorra, inverter os fios da alimentação para que a motobomba funcione corretamente!

Caso o instalador não observe esses detalhes você perderá a garantia do seu equipamento! Portanto, conte sempre com uma empresa capacitada para trabalhar com sua motobomba!

Disjuntor para mototomba da piscinaÉ necessário também, na hora da instalação, escolher corretamente um disjuntor para proteção do equipamento e para a segurança dos usuários da motobomba! A instalação deste dispositivo de proteção é obrigatória de acordo com a Norma NBR 5410 e o seu desuso pode representar risco de morte para os usuários do equipamento!

Após a instalação da motobomba da piscina devemos também tomar alguns cuidados extras:
Nunca deixar a motobomba trabalhar sem água, para não danificar o selo mecânico e o rotor;
Nunca deixar a motobomba trabalhar com registros fechados;
Limpar o cesto do Pré-filtro regularmente;
Registros e uniões deverão permitir a retirada do filtro e da motobomba sem a necessidade de perda de água;
Em caso de vibração, ruído ou temperatura alta na motobomba, desligá-la imediatamente e entrar em contato com um técnico!

É isso pessoal! Esperamos que tenham gostado do artigo! Adicione nosso site aos seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais! Grande abraço!

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para cuidar bem de sua piscina
(é grátis)!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação a piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

16 comentários

  1. Amigo bom dia, preciso de uma ajuda para esclarecer um fato, fui fazer a limpeza da piscina do meu prédio e acho que cometi algum erro, fiz todo procedimento para tirar a sujeira e tudo ok, na hora que fui colocar para filtrar é que foi o problema, coloquei a manivela na posição filtrar, abri a válvula do ralo e a do retorno para a piscina, liguei o motor e em poucos segundos fez um barulho estranho, desliguei a bomba e fui olhar na piscina, no cano de retorno saiu areia, tipo 2 kilos, levei um susto, estava no fundo da piscina aquela areia e voltei na bomba e fui ligar de novo e o motor travou, abri o pré filtro e o mesmo estava cheiro de areia, não sei como esta areia foi parar lá, sendo que este caminho é de entrada da água, bom não sei o que aconteceu e queria sua opinião, sei que é difícil falar algo porque vc não esta no loca,l mas veja se pode me ajudar com sua opinião, e me dizer o que devo fazer. agradeço. Arthur.

    • Arthur, bom dia!
      Provavelmente você se enganou na hora de posicionar a válvula do filtro e a deixou do modo errado… Muito provavelmente você terá que fazer uma manutenção no seu filtro e possivelmente na motobomba… Verifique uma empresa para checar sua casa de máquinas pois certamente este barulho foi seu equipamento sendo danificado!

  2. Ola bom dia. Estou montando a casa de maquina fa minha piscina, o construtor disse que nao havia problema fazer uma casa de maquina acima do nivel da agua. Mas eu to olhando a manual das motobombas que chegaram, e a motobomba da hidromasaagem. uma syllent de 1cv, diz que ela tem que trabalhar abaixo do nivel, pq senão ela nao vai conseguir tirar todo ar do sitema. A outra bomba é autoescorvante, e no manual diz que se estiver acima do nivel tem que encher com agua no pre filtro. Mas e a blmba da hydro? o que eu faço? Tem alguma maneira de fazer com que ela funcione acima do nivel? Minha casa de maquina ja esta pronta.

    • Realmente, Vinicius! A bomba autoescorvante pode até funcionar acima do nível da água, embora eu não recomende… Mas pode sim! Já a Syllent não funciona! Se ligá-la ela não conseguirá fazer a sucção da água! Se não rebaixar a casa de máquinas a Syllent não funcionará!

  3. Carlos César Marques

    Gostaria de saber qual é o maquinário que eu preciso para manter limpa uma piscina de aproximadamente 28m³?

    Motobomba de que potencia, preferencialmente uma que fique acima do nível da água, pois não ha como deixa-la abaixo.

    Desde já obrigado.

    • Olá Carlos! Boa noite, tudo bem com você?
      Você precisará, além dos equipamentos manuais, de uma motobomba e um filtro de areia…
      Para fazer este dimensionamento do filtro e da bomba, recomendo que vá a uma loja para ver todos os detalhes pois não é uma coisa tão simples que eu possa falar por aqui ok?

  4. Ola, fiz uma viajem e quando voltei a casa de máquina esta com agua e cobriu a moto bomba a que faço?

    • Boa noite Washington!
      Muito provavelmente sua motobomba terá que passar por uma manutenção.
      Em geral, nesses casos, é necessário enrolar o motor da motobomba novamente e trocar algumas peças como o selo mecânico, por exemplo.
      Caso seja de MG e quiser trazer o equipamento pra nós, entre em contato por telefone que agendamos a manutenção de sua motobomba ok?
      Adicionalmente, recomendamos a instalação de um dreno na casa de máquina para evitar que isso ocorra novamente…
      Grande abraço e volte sempre!

  5. Tenho uma piscina de 32m3 com sistema de filtração da sodramar F36 com areia trocada a 2 meses e não consigo aspirar filtrado nenhuma quantidade de sujeira, por menor que seja que ela retorna pro tanque novamente. Enfim tenho sempre que aspirar drenando, perdendo assim muita água desnecessária. Que devo fazer?

    • Terezinha, muito boa noite e obrigado pelo contato!
      Realmente é complicado utilizar este tipo de conjunto filtrante. Como eles são feitos para filtrar um pequeno volume de água, o da piscina em questão, dificilmente ele irá suportar a aspiração da sujeira desta mesma piscina quando decantada. É válido lembrar, Terezinha, que existe a possibilidade de haver algum problema com o filtro – alguma crepina quebrada, a cabeça do filtro pode estar mal encaixada e etc… – entretanto é comum ver proprietários de conjuntos pequenos de filtro e bomba reclamando de sua pouca capacidade de retenção de sujeira da piscina…
      Contudo, é interessante, antes de mais nada, verificar a necessidade de realizar a retrolavagem da areia! Você tem feito isso? Com qual frequência?
      Sinceramente, eu recomendo que você substitua o conjunto por um maior. Infelizmente, na maioria dos casos é a única maneira de conseguir aspirar o fundo sem que a sujeira retorne.
      Espero ter ajudado! Grande abraço e volte sempre!

  6. JAQUELINE DA FONSECA FERREIRA

    Olá,a bomba da minha piscina parece estar travada,e pelo que observei tem muito cabelo dentro,não consigo ligar,ela faz barulho mas não funciona,o que posso fazer p não passar o final de semana sem piscina?

  7. Boa tarde gostaria de saber quais as causas provaveis para a crepina se quebrar?

    • Olá Gabriel! Muito bom dia!
      As principais causas da quebra da crepina são: Ou manutenção de forma errada, na hora de trocar a areia do filtro, por exemplo. Ou conjunto filtrante mal dimensionado, levando pressão demais para o filtro e seus componentes. Ainda existe a possibilidade, embora pequena, da crepina quebrar por desgaste natural…
      Espero ter ajudado.

  8. Caros,

    Tenho uma piscina com bomba funcionando há mais de 1 ano. A casa fica em uma praia, aos cuidados de um caseiro, que me informou que a bomba foi danificada porque um rato entrou nela, causando estrago na hora em que foi ligada, estraçalhando o rato. Isso é possível?

    Obrigado pela atenção,

    Roberto

    • Apesar de raro não é impossível, Roberto. Dependendo do modelo de seu equipamento pode acontecer… Mas para te informar exatamente o que aconteceu somente a empresa de manutenção de motobombas ok? Leve sua motobomba em uma autorizada para não ter problemas. Espero ter ajudado. Grande abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>