Capa / Mundo Piscina / Filtro e Bomba de piscina / Cuidados com a motobomba da piscina

Cuidados com a motobomba da piscina

Motobomba da PiscinaA principal aplicação da motobomba é a circulação forçada da água de piscinas. Hoje vamos dar algumas dicas de cuidados com a motobomba da piscina para que você possa evitar possíveis transtornos.

Existem as motobombas auto-escorvantes que podem trabalhar em casas de máquina acima do nível de água pois conseguem prover o fluxo de água da piscina sem que estejam totalmente preenchidas com água.

Podem também ser utilizadas para gerar fluxo no sistema de aquecimento de piscinas, seja ele aquecimento por trocador de calor ou aquecimento solar.

Em geral, a motobomba de piscina é um equipamento robusto que não necessita de muitos cuidados. Porém, vamos listar aqui algumas atitudes que podem prolongar sua vida útil e evitar defeitos eventuais.

Cuidados com a motobomba da piscina

Como regra geral, as motobombas de piscinas são projetadas para trabalhar com água limpa e a baixas temperaturas.

Cuidados com a Motobomba da PiscinaMesmo nas bombas auto-escorvantes se faz necessária a adição de uma carga inicial de água de deve ser colocada no pré-filtro antes do primeiro funcionamento do equipamento pois caso ela funcione muito tempo sem água poderá danificar seus componentes perdendo parcialmente ou totalmente sua funcionalidade.

Os motores elétricos podem ser monofásicos bivolt ou trifásicos bivolt, (para selecionar a voltagem de trabalho siga as instruções do fabricante na carcaça do motor de ligação dos fios).

É interessante verificar a distância do quadro de energia até a motobomba e verificar as instruções do fabricante para escolher o cabeamento mais adequado. Nas instalações trifásicas é comum ocorrer inversão das fases na alimentação da motobomba, e por isso, o instalador precisa ser capacitado, e estar atento para, caso ocorra, inverter os fios da alimentação para que a motobomba funcione corretamente!

Caso o instalador não observe esses detalhes você perderá a garantia do seu equipamento! Portanto, conte sempre com uma empresa capacitada para trabalhar com sua motobomba!

Disjuntor para mototomba da piscinaÉ necessário também, na hora da instalação, escolher corretamente um disjuntor para proteção do equipamento e para a segurança dos usuários da motobomba! A instalação deste dispositivo de proteção é obrigatória de acordo com a Norma NBR 5410 e o seu desuso pode representar risco de morte para os usuários do equipamento!

Após a instalação da motobomba da piscina devemos também tomar alguns cuidados extras:
Nunca deixar a motobomba trabalhar sem água, para não danificar o selo mecânico e o rotor;
Nunca deixar a motobomba trabalhar com registros fechados;
Limpar o cesto do Pré-filtro regularmente;
Registros e uniões deverão permitir a retirada do filtro e da motobomba sem a necessidade de perda de água;
Em caso de vibração, ruído ou temperatura alta na motobomba, desligá-la imediatamente e entrar em contato com um técnico!

É isso pessoal! Esperamos que tenham gostado do artigo! Adicione nosso site aos seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais! Grande abraço!

Receba grátis dicas imperdíveis para cuidar bem de sua piscina!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites e produção de conteúdo para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação à piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

22 comentários

  1. Boa noite, eu gostaria de saber se por ficar um tempo parada, ter travado e ser ligada com o auxílio de uma chave, a motobomba pode perder potência?, minha bomba ficou parada por um mês, ligou sem problemas, mas fico preucupado pelo motor estar fazendo mais barulho do que quando foi reparado a cerca de 1 ano, pois está motobomba tem mais de 12 anos e o antigo dono da casa não tem em mão o manual. Boa noite

  2. Helcio Pereira Martins

    Helcio Martins

    Minha piscina retornou uma quantidade de areia do filtro, na casa de bomba uma boa quantidade de areia e eu não sei como isso foi possível , por onde saiu? Eu quero saber se posso tirar a areia do fundo da piscina Aspirando Drenando. O que está acontecendo, quebrou alguma coisa do filtro ou bomba.
    Obrigado pela atenção.

    hpmartin@terra.com.br

    • Hélcio, é necessário checar seu filtro pois o mais provável é que o problema esteja com ele.
      De qualquer forma, você pode sim aspirar até filtrando esta areia do fundo da piscina. Entretanto isso não resolverá caso o filtro esteja com alguma crepina danificada. Recomendo entrar em contato com a assistência técnica do filtro da piscina para avaliar no local ok?

  3. Minha bomba ficou parada por um mês, ela tem 1/3 cv e no fundo da carcaça do motor tem um parafuso, que quando ela funciona fica em movimento, é necessário adicionar um pouco de óleo?

    • Não é necessário adicionar óleo à motobomba da piscina, Gusttavo. Favor verificar o manual de instruções para saber como se faz a interrupção da utilização da motobomba. Caso a casa de máquinas seja construída da forma correta, não é necessário fazer nada para parar de utilizá-la nem tampouco para voltar a ligar sua bomba.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>