sábado , 30 maio 2015
Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / Manchas na piscina – O que fazer? Como retirar?

Manchas na piscina – O que fazer? Como retirar?

É interessante, antes de mais nada, verificar o tipo de mancha que se apresenta em sua piscina.

Deve-se identificar que tipo de mancha está na piscina pois nas piscinas de vinil, há um determinado defeito de fabricação que propicia o crescimento de uma espécie de fungo que acaba por manchar as paredes e o fundo da piscina. Apesar de não ser muito comum, pode acontecer.

O vinil para piscina geralmente tem vários anos de garantia contra defeitos de fabricação e estas manchas causadas por fungos, são consideradas um defeito de fabricação.

Confira a seguir algumas imagens de uma piscina manchada por fungos, que foi trocada como defeito de fabricação.

A Sibrape forneceu outro bolsão de vinil para nosso cliente que teve sua piscina manchada por estes fungos.

Confira as fotos das manchas por fungos:

problema com manchas pode acontecer em piscinas de alvenaria (pastilha, azulejo, porcelanato) e também em piscinas vinil.

Vamos falar então das manchas que não são causadas por defeitos de fabricação. São vários os fatores que podem fazer com que apareçam manchas na piscina.

Fatores que contribuem para o aparecimento de manchas na piscina

  • O desenvolvimento de algas
  • A presença de metais na água de abastecimento
  • Fissuras permitindo a penetração da sujeira e matéria orgânica na base do revestimento, fazendo com que fique escuro e vários outros…

Retirando as manchas da piscina

Manchas em piscina de azulejo, piscina de pastilha ou piscina de porcelanato

Retirando as manchas da piscina - Antes e depois do tratamentoDeixar um tablete de tricloro, em contato com a superfície manchada;

Deixe o tablete até que a mancha saia por completo, sempre lembrando de esfregar diariamente o local manchado.

Retire os tabletes se for usar a piscinaNesse período a piscina não deverá ser utilizada caso o teor de cloro ultrapasse 3ppm, e para utilizá-la, os tabletes devem ser removidos e armazenados em um balde plástico com água da piscina.

Depois da utilização da piscina, volte com os tabletes de cloro para o local onde a piscina está manchada.

Manchas em piscina de fibra e piscina de vinil

As manchas em piscinas de vinil ou fibra podem ser removidas através da redução do pH, para abaixo de 6,8 utilizando redutor de pH.

A redução do pH torna a água ácida e amolece as manchas tornando-as fácil de se remover.

O tratamento poderá ter a duração de uma semana, durante esse período a piscina deverá ser interditada, e escovações na superfície das manchas da piscina deverão ser realizadas com escova própria para o revestimento. Não utilize esponja de aço ou materiais abrasivos.

Após a remoção da mancha da piscina, aspire o fundo da piscina com o filtro na posição drenar. Ajuste os parâmetros de alcalinidade e pH, mantenha o teor de cloro entre 1 e 3ppm.

MAS ATENÇÃO: revestimentos de fibra e vinil são mais sensíveis, não deve-se aplicar os tabletes de cloro como descrito para os revestimento de azulejo, pastilha e porcelanato pois, caso seja feito, certamente você danificará o vinil ou a fibra da piscina irreversivelmente!

Bom, estas são algumas formas de remover as manchas na piscina. Porém o ideal mesmo é que elas nunca apareçam!

Dê uma olhada no nosso artigo onde falamos da escovação da piscina: um passo importante para evitar o aparecimento destas indesejáveis manchas!

É isso aí pessoal! Esperamos que tenham gostado! Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para cuidar bem de sua piscina
(é grátis)!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação a piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

64 comentários

  1. Rafael Alcy de Oliveira

    Bom dia, tenho uma piscina de fibra, e depois de ler algumas de suas resposta percebi que estava fazendo manutenção incorretamente, estava utilizando cloro juntamente com algicida e clarificante tudo num mesmo dia de limpeza, acredito que por fazer desta formo adquirir um problema que foi o clareamento da minha piscina, agora te pergunto, tem como voltar a coloração original dela, ela era um azul vivo e agora está com um azul desbotado mais esbranquiçado. Desde já, agradeço.

    • Olá Rafael, bom dia! O cloro não precisa estar sendo usado incorretamente para ir desbotando a piscina de fibra ou de vinil. É natural que isso aconteça, entretanto, caso a utilização do cloro esteja excessiva, este efeito tende a acontecer de maneira acelerada. A única maneira de voltar com o azul vivo da piscina, é realizando a pintura da fibra. Para saber mais confira nosso texto: “Pintura de piscina de fibra“.

  2. Olá boa noite.
    cuido de uma piscina de fibra da igui, ela é branca está com uma mancha amarela em toda sua parede e fundo, já escovei bastante, aqui na região a agua é muito rica em ferro e manganes, sera que isso causou essa mancha??o que devo fazer??

  3. Ola bom dia !!!!!

    Tenho uma Piscina de Fibra ,essa Semana notei que cairam no fundo da Piscina fezes de lagarta, na retirada da mesma ficaram manchas pretas em formato arredondado o que fazer?

  4. Ola bom dia…

    Fiz uma supercloração em piscina de Vinil, pois encontrei um rato morto dentro da piscina.
    Eu diluir bem o cloro em um balde, cloro em pó, no dia seguinte, na linha d’agua nas bordas o vinil ficou branco, saberia como eu posso resolver?

    Obrigado,

    Eduardo Pereira

    • Caso esse clareamento na linha da água seja causado pelo cloro, não tem volta Eduardo. É como uma roupa desbotada… Não há como voltar ao normal… Entretanto, se você diluiu o cloro corretamente, não há porque isso acontecer… Sempre, ao adicionar os produtos, mantenha a piscina recirculando a água e jogue os produtos sempre sobre toda a superfície da piscina. Adicionalmente, não permita que os produtos entrem em contato com as bordas da piscina!

  5. Olá, tenho uma piscina inflável de 2300 lts fiquei 1 mês sem tratar a água, quando fiz o tratamento ficou td ok, com a agua cristalina ,porém o fundo da piscina(o vinil mesmo)ficou verde e nem esfregando sai este verde.Poderia me ajudar.Obrigado.

  6. Rodrigo Amadio Pacheco

    Bom dia! Veja se consegue me ajudar, meu flutuador de cloro ficou parado de 1 dia ao outro na prainha da piscina de vinil e um pequeno pedaço do vinil ficou amarelo, se consegue tirar esta mancha do vinil?

  7. minha piscina o ferro grudou no plastico devido ao sol gostaria de saber como fazer para desgrudar

  8. Bom dia Rafael.
    Adoraria que pudesse me ajudar, tenho uma piscina/fibra de 36 mil litros, no ultimo mês comecou aparecer uma mancha marrom nas laterais, que aparenta sair se escovada, mas realmente esfreguei muito e não saiu. Se pudesse ajudar me dizendo oque causou, como remover, e o que não devo fazer pra ocorrer denovo, seria muito grato. Obg desde já.

    • Olá Silvio! Bom dia! Tudo bem com você?
      A chave para evitar o aparecimento de manchar na piscina é realizar a escovação periódica, utilizar os produtos corretamente (por exemplo, nunca usar cloro e algicida no mesmo dia), e manter o nível do pH e do cloro sempre no patamar ideal.
      Dizer a causa da manchar sem uma visita no local é complicado pois, conforme dito acima, existem diversas causas possíveis ok?
      Verifique se com a escovação diária você consegue retirar ok? E NUNCA utilize escovas de aço!

  9. Bom dia! Rafael.

    Em minha residência tem uma piscina de fibra. Estou com três problemas nela: 1º Manchas verdes em um lado das paredes mesmo depois de serem lavadas dois dias depois volta, 2º Queimação de graus e fundo é usado um produto da GENCO 3 em 1 mais pouco tempo continua e 3º Bordas sempre sujas mesmo uma hora depois da limpeza.

    O que devo fazer? Pois tudo que o limpador pede eu compro e ele aplica. Aguardo uma orientação. Abs.

    • Boa noite Mary!
      Com relação às manchas na piscina, é necessário verificar se estas não estão sendo facilitadas pela alteração na superfície da fibra… Se este for o caso não há muito o que fazer a não ser seguir realizando a escovação da piscina periodicamente.
      A sua segunda dúvida eu não compreendi…
      Já com relação às bordas, a solução seria aumentar a utilização do skimmer para que a sujeira, depois de removida da borda, não voltasse para a mesma…
      Qualquer dúvida eu continuo à disposição!

  10. Regilaine oliveira

    Bom dia eu estou com problemas na minha piscina falei já procurei ajuda mas ninguém dá solução,não sei mais o que fazer ela está com uma mancha nas parardes esfrego hoje chego amanhã está tudo novamente aquela manchas no mesmo lugar oque fazer. Obrigada pela atenção desde já

    • Boa noite Regilaine!
      Piscinas de fibra são muito frágeis. Então recomendo solicitar a visita de um técnico para verificar a origem das manchas e a melhor maneira de retirá-las ok? Isso porque é difícil eu te dar uma solução sem ver o problema pessoalmente.
      Espero ter ajudado. Grande abraço e volte sempre!

  11. Minha piscina é de fibra e apresentou manchas depois que eu apliquei o floc 2 em 1, deixei agindo e qdo vi a sujeira que estava no fundo da piscina acabou por manchá-la. Como resolver isso? Ficaram manchas amareladas…

  12. Boa noite, meu pedreiro usou palha de aço no piso q assentou e no fundo da minha piscina ficou com um monte de pintinhas de ferrugem o que posso fazer?

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>