quinta-feira , 23 outubro 2014
Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / Manchas na piscina – O que fazer? Como retirar?

Manchas na piscina – O que fazer? Como retirar?

É interessante, antes de mais nada, verificar o tipo de mancha que se apresenta em sua piscina.

Deve-se identificar que tipo de mancha está na piscina pois nas piscinas de vinil, há um determinado defeito de fabricação que propicia o crescimento de uma espécie de fungo que acaba por manchar as paredes e o fundo da piscina. Apesar de não ser muito comum, pode acontecer.

O vinil para piscina geralmente tem vários anos de garantia contra defeitos de fabricação e estas manchas causadas por fungos, são consideradas um defeito de fabricação.

Confira a seguir algumas imagens de uma piscina manchada por fungos, que foi trocada como defeito de fabricação.

A Sibrape forneceu outro bolsão de vinil para nosso cliente que teve sua piscina manchada por estes fungos.

Confira as fotos das manchas por fungos:

problema com manchas pode acontecer em piscinas de alvenaria (pastilha, azulejo, porcelanato) e também em piscinas vinil.

Vamos falar então das manchas que não são causadas por defeitos de fabricação. São vários os fatores que podem fazer com que apareçam manchas na piscina.

Fatores que contribuem para o aparecimento de manchas na piscina

  • O desenvolvimento de algas
  • A presença de metais na água de abastecimento
  • Fissuras permitindo a penetração da sujeira e matéria orgânica na base do revestimento, fazendo com que fique escuro e vários outros…

Retirando as manchas da piscina

Manchas em piscina de azulejo, piscina de pastilha ou piscina de porcelanato

Retirando as manchas da piscina - Antes e depois do tratamentoDeixar um tablete de tricloro, em contato com a superfície manchada;

Deixe o tablete até que a mancha saia por completo, sempre lembrando de esfregar diariamente o local manchado.

Retire os tabletes se for usar a piscinaNesse período a piscina não deverá ser utilizada caso o teor de cloro ultrapasse 3ppm, e para utilizá-la, os tabletes devem ser removidos e armazenados em um balde plástico com água da piscina.

Depois da utilização da piscina, volte com os tabletes de cloro para o local onde a piscina está manchada.

Manchas em piscina de fibra e piscina de vinil

As manchas em piscinas de vinil ou fibra podem ser removidas através da redução do pH, para abaixo de 6,8 utilizando redutor de pH.

A redução do pH torna a água ácida e amolece as manchas tornando-as fácil de se remover.

O tratamento poderá ter a duração de uma semana, durante esse período a piscina deverá ser interditada, e escovações na superfície das manchas da piscina deverão ser realizadas com escova própria para o revestimento. Não utilize esponja de aço ou materiais abrasivos.

Após a remoção da mancha da piscina, aspire o fundo da piscina com o filtro na posição drenar. Ajuste os parâmetros de alcalinidade e pH, mantenha o teor de cloro entre 1 e 3ppm.

MAS ATENÇÃO: revestimentos de fibra e vinil são mais sensíveis, não deve-se aplicar os tabletes de cloro como descrito para os revestimento de azulejo, pastilha e porcelanato pois, caso seja feito, certamente você danificará o vinil ou a fibra da piscina irreversivelmente!

Bom, estas são algumas formas de remover as manchas na piscina. Porém o ideal mesmo é que elas nunca apareçam!

Dê uma olhada no nosso artigo onde falamos da escovação da piscina: um passo importante para evitar o aparecimento destas indesejáveis manchas!

É isso aí pessoal! Esperamos que tenham gostado! Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

Curtiu o artigo? Deixe seu "Like"!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação a piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

32 comentários

  1. gostei do artigo ,tirei algumas pequenas duvidas o que aprendi vou aplicar nas belas piscinas que cuido,obrigado.

  2. Apareceram algumas manchas na minha piscina de vinil .
    Falei comum amigo e disse para fazer uma distribuição intensiva uniforme de cloro em pó , pois segundo ele devia ter sido uma alteração no PH .
    Será bem feito ou faço uma forte redução do PH ?

    • Olá Jorge! Muito boa tarde e obrigado pelo contato!
      Manchas em piscinas de vinil são um caso delicado pois não deve-se alterar nem o pH nem a quantidade de cloro utilizada de forma muito brusca pois pode acabar desgastando o vinil.
      Verifique inicialmente a natureza da mancha pois pode ser inclusive um defeito de fabricação do próprio vinil. ok?
      Grande abraço e volte sempre!

  3. Estou com uma dúvida, além de manchas tipo ferrugem (causadas por folhas), minha piscina está por quase toda sua extensão manchado com algo que parece uma leve camada de poeira/areia e já percebi que esfregando MUITO (muito mesmooo) a mancha fica menos perceptível. Devo usar este mesmo procedimento descrito acima ou há algo mais eficaz?

    • Olá Pedro! Muito boa tarde e obrigado pelo contato!
      Sim! Você deve esfregar sempre que possível as manchas para retirá-las. Porém, certifique-se de que esta areia no fundo não se trata de areia do filtro. Caso seja, verifique as crepinas do filtro ok?
      Grande abraço e volte sempre!

  4. Tenho uma piscina igui, 10 mil litro, há dois anos e agora na linha da agua ou nível, estou com uma mancha amarela, fazendo 360º , numa faixa de uns 5cm de largura, meu filtro não é de areia, é da própria igui tipo cuador. o que faço. pode me dar uma dica?…….. um abraço.

    • Olá Paulo Cesar! Muito boa tarde e obrigado pelo contato.
      A única solução que vejo é utilizar um limpa bordas e uma bucha macia para retirar esta mancha. O problema é que com o uso intenso da bucha para retirar manchas na borda, acaba-se danificando o material da piscina, tornando-o ainda mais susceptíveis às manchas de gordura…
      Mas esta é a única solução que eu vejo… Espero ter ajudado…
      Grande abraço e volte sempre!

  5. queria saber se usar cloro em tabletes, na queles cloradores flutuantes, se danifica as bordas da piscina de vinil.

    • Olá Jucelio!
      Muito bom dia e obrigado pelo contato.
      Bom, esta é uma pergunta que causa polêmica no ramo de piscinas. Os fabricantes dizem que causa sim. Dizem que os tabletes de cloro, quando utilizados em piscinas de vinil, causam manchas em sua borda pois o vento empurra o clorador para a borda da piscina, fazendo com que aquela região tenha uma concentração de cloro muito alta o que acaba “queimando” aquela superfície do vinil. Eu particularmente discordo… Mas, vale lembrar que, se o fabricante manda não usar, NÃO UTILIZE!
      Porém, utilizando o bom senso, é possível eliminar a necessidade dos flutuadores instalando um clorador automático. Não é nada de novo no mercado e funciona da mesma maneira, ou até melhor, que o clorador flutuante. Espero ter ajudado! Grande abraço e volte sempre Jucelio!

  6. Caro Rafael:
    Queria saber se posso usar cloro em uma piscina com o sistema progeu de filtragem ( ultravioleta ).
    O fabricante diz que não se pode usar o cloro juntamente com o produto solo ( que sozinho substitui todos os outros produtos ). Será que posso substituir esse produto pelo cloro sem qualquer problema?
    grato

    • Ademir, eu não conheço especificamente o sistema PROGEU, mas sei que, de qualquer forma, a Ultra-violeta não interfere ativamente no cloro e nem vice-versa. Portanto inicialmente não haveria problema em usar os dois juntos. Porém, se o fabricante não permite, não façamos pois poderemos perder a garantia do equipamento…
      De acordo com a legislação brasileira é proibido não utilizar em piscinas um método de tratamento residual, então, provavelmente este sistema PROGEU deve SIM ser usado juntamente com o cloro.
      Mas de qualquer forma, entre em contato com eles. É o melhor a se fazer…
      Espero ter ajudado. Grande abraço e volte sempre amigo!

  7. Olá, tudo bom?
    Mesmo depois do cloro granulado misturado em um balde ficou alguns grãos no fundo do balde e este grãos manchou o fundo da piscina de fibra.
    Gostaria de saber como retirar manchas de cloro no fundo da piscina, ou seja sem ter que pinta-la; tem outra alternativa?

    • Olá Cláudio! Esta mancha de cloro não sai, somente pintando a piscina mesmo.
      Por isso é interessante dissolver bem o cloro antes de adicionálo à piscina. E dê preferência aos cloros em pó, ao invés de usar granulados…
      Espero ter ajudado…

  8. Olá, tudo bem? Minha piscina passou um tempo sem manutenção durante minha ausência. Ela é de fibra e as paredes ficaram manchadas de verde. Sempre consegui escovar e remover estas manchas. porém, agora, já escovei algumas vezes e não consigo tirar. Existe algum produto ou procedimento mais eficaz? A água está bem limpa. No entanto, a coloração verde é percebida na superfície em razão do reflexo vindo das laterais.

    Abraço.

    André

  9. Olá Rafael,
    Li seu artigo sobre como retirar manchas, e queria confirmar o meu caso. Tenho uma piscina de vinil que está fazendo 6 anos. Recentemente começaram a aparecer manchas pretas no fundo. Na quina entre a parede e o fundo. Começou em uma pequena extensão, cerca de 50 cms, mas agora está alastrando rapidamente por toda a lateral. porem sempre nesta quina. Tenho escovado, mais não faz nenhum efeito. Você acredita que usando esta sua sugestão de reduzir o ph e depois escovar vai resolver? Pode ser alguma infiltração de agua no vinil?
    grato

    • João, não recomendo reduzir o pH da água de sua piscina de vinil pois, ela estando ácida, prejudica o próprio vinil. Aconselho a mergulhar com óculos de natação e tentar verificar o porquê destas manchas. Bem de perto é possível ver se são causadas por algas ou infiltração. Entretanto, para ver se é infiltração basta marcar o nível da água e acompanhar, sem encher a piscina, por algum tempo.
      Espero ter ajudado… Grande abraço e volte sempre!

  10. olá Rafael, tenho uma piscina de fibra que apareceram algumas manchas escuras na borda o que pode ter causado e como posso retirar essas manchas?

  11. Ola ,boa tarde.
    minha piscina e de fibra da IGUI, e passou bastante tempo sem manutenção, quando fizemos a manutenção da mesma, mesmo com a agua super limpa e cristalina, o fundo da piscina esta como se estivesse suja de poeira. Ja esfregamos muito e não sai. Não possui infiltração também. Qual eu conselho para o que devemos fazer.?

    • Analu, se depois de esfregar bastante, inclusive por vários dias seguidos, constatar que a mancha não está saindo, aí somente pintando a piscina novamente… Infelizmente…
      Mas eu recomendo tentar esfregar com bastante contundência para evitar uma pintura desnecessária ok?

  12. Olá Rafael,
    Li seu artigo sobre como retirar manchas, e queria confirmar o meu caso. Tenho uma piscina de vinil que está fazendo 12 anos. Recentemente começaram a aparecer manchas pretas no fundo. Na quina entre a parede e o fundo. Começou em uma pequena extensão, cerca de 50 cm, mas agora está alastrando rapidamente por toda parte do fundo.sempre na lateral e agora no meio e começo aparecer tipo uma gosma preta saindo do vinil Tenho escovado, mais não faz nenhum efeito o que tenho que fazer pode ser algas

    • Milena, seu vinil provavelmente já passou da validade. Se ele durou 12 anos devemos agradecer, pois em geral duram 8~10 anos…
      Provavelmente é desgaste natural, mas deve-se verificar de perto! Uma empresa especializada poderá te ajudar com uma visita técnica ok?

  13. Rafael, obrigado pelas dicas sobre manchas. No caso de manchas deixadas por folhas – que parecem ferrugem – reduzindo o pH conseguirei retirar ou diminuir essas manchas? Minha piscina é de fibra da IGUI. Grato.

  14. Me Ajude Amigo o q Faço com manchas de cloro no Fundo da Piscina??? Deixo Grato Já ✌

    • Olá Tay! Muito boa tarde! Se sua piscina for de vinil, não há o que fazer! Pois a ação do cloro é a mesque que acontece com as roupas na água sanitária!
      Se sua piscina for de fibra, poderá programar seu esvaziamento e pintar! Vou escrever um pouco sobre isso em breve. Fique ligado!

  15. ola boa noite,sou limpador de piscinas novo no ramo e a pouco dias estou tendo uma dificuldade com 3 piscinas de virnil,fiz a troca de areia recentemente areia (media)e toda vez que eu limpo fica super limpo ,mas quando volto no outro dia esta ficando um pó preto no fundo aspiro drenado mas volta,corvensei com alguns limpadores ele me falaro pra tira os bicos do retorno e esta melhorado.vc teria alguma insplicação e também outra solução?

    • Bom dia José Alexandre! É preciso verificar o que compões este pó preto no fundo da piscina pois, caso ele seja areia do filtro, você irá precisar verificar se fez alguma coisa errada com o filtro. É comum o retorno de areia para a piscina através dos dispositivos de retorno quando se faz a troca da areia do filtro. Se este for o caso, basta aguardar pois vai acabar parando. Mas é comum também, não encaixarmos as crepinas do filtro de forma correta e acabar voltando areia para a piscina. Então, se for este o caso, você precisará abrir o filtro e checar se está tudo ok com as crepinas, ver se não tem nenhuma solta ou quebrada, entende?

  16. Olá gostaria de saber se após fazer super cloração, devo esperar abaixar o nível de cloro ou esvazio a piscina e coloco agua para chegar o ppm normal. Pois se deixo a piscina com cloro elevado a pintura vai não vai branquear ?

    • Sim Patrícia! O nível de cloro alto tende a queimar a superfície da piscina. Se for de fibra ou vinil, são visíveis seus efeitos. O ideal é não precisar fazer a super cloração sempre. Entretanto, sempre que fizer, basta aguardar algum tempo que o nível de cloro abaixa normalmente ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos necessários estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>