quarta-feira , 20 agosto 2014
Destaque:
Capa / Mundo Piscina / Propriedades físicas da água da piscina

Propriedades físicas da água da piscina

Terapia ou lazer… é só escolher! Flutuação, pressão hidrostática, temperatura, resistência, efeito massageador…

Estas são algumas das propriedades físicas da água da piscina mais importantes e, por consequência, responsáveis por um grande número de benefícios na vida do ser humano desde antes do nascimento – na fase da gravidez – até ao envelhecimento.

Em primeiro lugar, a água da piscina tem um aspecto fundamental que é atenuar o efeito de gravidade. A flutuação permite, assim, diminuir a compressão nas articulações doloridas e auxiliar o movimento das articulações rígidas em amplitudes superiores às do meio terrestre. E isto tudo com uma redução da dor.

“O sistema nervoso simpático é positivamente afectado pela imersão e, por isso, diminuirá a percepção da dor”, esclarece o professor de Educação Física Emanuel Ribeiro, que não deixa de frisar a igual importância de outras propriedades da água de piscinas, tais como a densidade, viscosidade, tensão superficial e força de arrasto.

Propriedades físicas da águaA piscina, defende, é um local privilegiado para se praticar atividade física numa perspectiva multifacetada de prevenção, desenvolvimento, formação, competição, manutenção, recreação e reabilitação.

“Qualquer pessoa pode tirar vantagens do trabalho que se faz dentro da piscina, seja qual for a sua situação e os seus objectivos”, diz.

O rol de vantagens vai por aí a fora e em relação à pressão hidrostática prendem-se com a estimulação da circulação periférica devido à pressão da água da piscinaexercida sobre o corpo.

A circulação periférica facilita, por sua vez, o retorno venoso das partes distais ao coração. Esta é uma propriedade que ajuda ainda na absorção e na prevenção de edemas, diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial e provoca resistência na caixa torácica. Aumenta também a difusão de oxigênio no sangue.

Como explica o nosso interlocutor, “a inspiração e a expiração na água acontece de uma forma mais activa do que no meio terrestre porque neste último não há resistência. Além disso, a pressão hidrostática permite também um trabalho de protecção das articulações e contribui para um efeito massageador que a água provoca sobre o corpo humano”.

Exercícios na piscinaA temperatura, componente fulcral no trabalho que se pretende realizar, deve ser ajustada em função dos objetivos desejados, podendo, contudo, a temperatura ideal variar de pessoa para pessoa.

Genericamente, mais quente é indicada para esforços físicos menos intensos, permitindo relaxamento muscular e ligamentar, para além de diminuir a dor, espasmo muscular e rigidez.

“É a temperatura ideal para reabilitação”, concretiza.

Com a temperatura menos quente a pressão arterial sobe, a frequência cardíaca desce e é facilitada a remoção do ácido láctico pelo sangue, pelo que é indicada para esforços físicos mais intensos.

À pergunta sobre se a piscina é um potencial local de contágio de problemas de pele e outros, Emanuel Ribeiro afirma ser “mais fácil culpar as piscinas” e lembra que, “por exemplo, uma otite ou uma micose podem ser contraídas ou transmitidas em vários locais, tais como jardins-de-infância ou parques infantis”.

Diz mesmo que, às vezes, a primeira reação da classe médica é a de, com “alguma ligeireza”, deitar as culpas para cima das piscinas, sem ponderar devidamente as consequências”.

Exercícios na piscinaAgora que você já sabe disso, não deixe sua piscina desativada! Agende uma visita de nossos profissionais para um orçamento de limpeza de sua piscina! Manter sua piscina limpa é manter sua qualidade de vida!

E é nesta medida que a piscina pode ser encarada como o mais completo e abrangente local onde se pode praticar exercício físico. Portanto, sempre que precisar, para limpeza e manutenção de sua piscina, fale conosco!

É isso pessoal! Esperamos que tenham gostado do artigo! Adicione nosso site aos seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais! Grande abraço!

Curtiu o artigo? Deixe seu "Like"!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação a piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.