sábado , 1 novembro 2014
Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / Tratamento de choque na piscina! Saiba como fazer!

Tratamento de choque na piscina! Saiba como fazer!

Piscina em estado críticoQuando a piscina está em estado crítico, sem tratamento a muito tempo, ou até mesmo com tratamento mas completamente verde devido à infestação de algas, se faz necessário a realização de um tratamento diferenciado: o tratamento de choque na piscina.

Também é necessário este tratamento quando se observa uma contaminação da piscina com fezes ou animais mortos.

Mais conhecido como supercloração, este tratamento é caracterizado pela adição de cloro na piscina em quantidade superior ao comum.

Geralmente, adiciona-se 14 gramas de cloro granulado para cada 1000 litros de água da piscina.

Vamos lá, aprender a fazer o tratamento de choque na piscina:

Tratamento de choque na piscina

Piscina verdeO tratamento de choque na piscina é utilizado quando há um problema muito grave na piscina e somente o cloro em excesso poderá resolver, como:

Contaminação da água por animais mortos ou fezes;

Grande número de banhistas frequentando a piscina diariamente;

Chuvas intensas;

Água verde e sinais de crescimento de algas;

Queixas de ardência nos olhos ou forte odor de cloro;

Odor desagradável na piscina;

Excesso de matéria orgânica na água;

Água da piscina muito suja por qualquer outro motivo.

Como fazer o tratamento de choque na piscina

Tratamento de choque na piscina

Verifique e ajuste os níveis de Alcalinidade (80-120 ppm) e pH (7,0 a 7,4). Para maiores informações sobre pH consulte nosso artigo onde falamos da importância do controle do pH.

Faça uma supercloração com 14 g de de Cloro Granulado por metro cúbico de água.

Já falamos anteriormente sobre como o cloro funciona.

Após a supercloração, toda a sujeira da água deverá descer para o fundo da piscina.

Aspire o fundo com o filtro na posição denar.

Se tiver alguma dúvida consulte nosso artigo onde falamos sobre como decantar a piscina.

Importante: Após realizar a supercloração, utilize a piscina somente quando o cloro livre estiver entre 1 e 3 ppm.

Para não ter que se preocupar com estes detalhes, deixe a limpeza de sua piscina com a Sistema Manutenções pois o tratamento de choque é utilizado pontualmente e não é interessante que haja esta necessidade.

Nós estamos preparados para realizar o tratamento de sua piscina de forma a não precisar realizar o tratamento de choque.

Esperamos que tenham gostado do artigo!

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

Curtiu o artigo? Deixe seu "Like"!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação a piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

25 comentários

  1. Olá boa tarde.

    Tenho uma piscina de 120 mil litros.
    Ela ficou bem verde e coloquei clarificante.Esperei a sujeira descer e depois aspirei na posição drenar. Limpou porém continuou com alguns flocos de siujeira verde. esperei mais e aspirei na posição filtrar. coloquei 1 quilo de cloro e deixei filtrando por 12 hors.
    Melhorou porém agora ficou uma leve nódoa e espumas por cima. Aspirei novamente e coloquei 1/2 quilo de cloro . No momento está aspirando. O PH está normal.
    Devo por mais cloro? Tenho alugado a chácara e a cada 15 dias Muita gente têm usado a pisciana.

    Obrigada
    Cláudia

    • Olá Cláudia! Muito obrigado pelo contato.
      Piscinas com utilização intensa realmente dão mais trabalho.
      Eu sugiro que, caso aconteça novamente, adicione o cloro primeiro, e só depois coloque a piscina para decantar utilizando seu clarificante pois, caso as algas decantem ainda vivas, o fato delas respirarem, faz com que elas subam para a superfícia juntamente com as micro-bolhas de gás carbônico que elas liberam com sua respiração.
      Bom, agora, é interessante manter o nível de cloro entre 2 e 3ppm, misturar bastante a água da piscina e colocar para decantar novamente.
      Estas algas da superfície só descerao caso estejam mortas, ou seja, mantenha o cloro OK para eliminá-las e depois basta realizar uma decantação e aspirar drenando.
      Caso tenha ficado alguma dúvida, estou à disposição ok?
      Grande abraço e volte sempre!

  2. Olá Rafael, estou com um problema na piscina do meu condomínio. A água esta turva porem, mantenho pastilhas de cloro no flutuador, é uma piscina de 30 mil litros. Hoje apliquei 3 porções do medidor do cloro granulado Hth e 500ml do aumentador de pH, visto que ao medir o pH estava abaixo de 6,2 e deixei recirculando por 6 hs. Após isto observei que apareceram algumas bolhas na superfície. Será que errei na aplicação? No momento aguardo o tempo de repouso da água para saber de conseguirei tirar a turvidez da água. Aguardo uma breve resposta e agradeço por esclarecimentos anteriores.

    • Olá Francisco!
      Verifique a alcalinidade pois um pH desses deve, certamente, necessitar de uma correção da alcalinidade.
      Depois de regulada a alcalinidade, verifique e corrija o pH novamente e, somente após isto, mantenha o cloro entre 2 e 3ppm para a plicação do decantador.
      Assim é tiro e queda!
      Essas bolhas, caso sejam grandes, deve ser dos produtos aplicados, talvez em excesso…
      Caso sejam Microbolhas, são algas que estão na superfície…
      Nas duas hipóteses, faça o que eu disse que certamente resolverá!
      Qualquer coisa estou à disposição aqui ok?
      Grande abraço e feliz ano novo!

  3. ola Rafael..sou supervisor de piscina em um resort ,,tenho uma piscina com 500 mil l,,,,,tempo de Férias muito uso tenho que fazer o processo de decantaçao todos os dias ,,uso em édia 4 litros de decantador …é uma piscina climatizada a 27 graus ,,,meu cloro evapora cerca de quase 5 quilos ,dia …….tem alguma dica de produto que faça a agua aguentar limpa por mais tempo,pois todos os parametros são rigorosamente acertados ,,cl ,,ph e at……desde ja agradeço……

    • Olá Juliano! Muito obrigado pelo contato!
      Que engraçado seu comentário, bem oportuno para a ocasião em que estou…
      Estou me preparando, neste exato momento para viajar para São Paulo e provavelmente voltarei como Representante comercial de uma empresa que trabalha com desinfecção de água através de Geradores de Ozônio.
      No caso de piscinas de uso coletivo, principalmente as que são intensamente utilizadas, como as de Resort, é interessante, Juliano, que tenham métodos auxiliares de tratamento! O Ozônio é, atualmente, a melhor maneira de se tratar águas de piscinas.
      Eu aconselho a instalação de um Gerador de Ozônio em sua piscina. Caso opte por não instalar geradores de ozônio, que pensa então na possibilidade de utilizar Ultra-violeta para desinfetar a água. Estes dois métodos são excelentes e diminuem drasticamente a quantidade de cloro que uma piscina necessita!
      Espero ter ajudado e qualquer dúvida continuo à disposição ok?
      Grande abraço e feliz ano novo!

  4. Adriano Casagrande Correia

    ola, tenho uma piscina em minha casa de 14 mil litros a água dela esta leitosa ja fiz de tudo, o cloro esta ideal, o ph esta ideal, e a acidez esta correta, mais a água esta leitosa , joguei maxfloc mais não resolveu, deixo filtrando e quando vou retro lavar o filtro sai uma água branca e mancha a calçada de branco, o q esta acontecendo me ajudem

  5. ola bom dia ,queria saber que medidas tomar tenho piscina 80 mil litros faço todos processos em dia ,mas tenho problemas com manchas nas juntas dos azuleijos ,queria saber qque devo fazer resolver isso

    • Olá Rafael! Muito bom dia e obrigado pelo contato!
      A ideia é não deixá-las aparecer Rafael, mas, uma vez que elas já tomaram conta, o trabalho é grande…
      Verifique a possibilidade de deixar o nível de cloro sempre entre 2 e 3ppm, e sempre fazer a escovação da piscina.
      Assim elas tendem a diminuir ok?
      Grande abraço e até mais!

  6. Ola, Rafael,
    Boa Tarde, Meu nome é Deise moro e Siderópolis SC, tenho uma piscina 8 mil litros, ontem a tarde coloquei uma medida de maxfloc, pois a agua estava um poco turva, deixei filtrar por 6h decantou bem porém ficou uma espuma na superfície que não sei como retirar, por que é muito fina e passa pela peneira. Como devo proceder.

    Muito Obrigado!
    Deise

    • Olá Deise! Muito boa tarde e obrigado pelo contato!
      Bom, para retirar esta espuma da superfície da água, você pode tentar misturá-la na água, com uma peneira mesmo, e aspirá-la caso ela vá para o fundo, ou, tentar transbordar a piscina para que, tudo que estiver na lâmina d’água seja eliminado.
      Como sua piscina é de 8000 litros, recomendo transbordá-la. Uns 30 segundos já deve ser suficiente ok?
      Grande abraço e volte sempre!

      • Boa Noite!

        Rafael, Muito Obrigado sua dica foi muito importante, me ajudou bastante ja estou com a piscina cristalina.

        Abraço!
        Até a próxima.

  7. Olá, tenho uma piscina de azulezo de 18 mil litros, apliquei produtos de maneira errada e a agua ficou muito verde, então o pHdiminui muito e por mais que eu coloque o pH mais ele não aumenta, está no mínimo abaixo de 6 p que devo fazer?

  8. olá boa noite. a 2 semanas coloquei cloro na minha piscina e algicida de choque e a mesma ficou quase que imediatamente verde. ja apliuei varios produtos inclusive inibidor de metais, mas a mesma permanece verde. troquei parcialmente a agua da piscina uns 40%, o phe e alcalinidade estao normais, mas qd regulo o cloro a mesma fica cada veis mais verde. 2 semanas com esse problema, oq fazer?

    • Rudinei, evite colocar cloro e aldigicas, tanto de choque quanto de manutenção, no mesmo dia! Não pode! Experimente um tratamento de choque com cloro. Somente isso deve resolver pois essa tonalidade verde é o aparecimento de algas! Uma vez feito o tratamento de choque, basta aspirar a sujeira drenando ok? Neste link poderá ver exatamente como fazer.

  9. tenho uma piscna de 34.000 litro quanto devo adiciona de produto para decantação da mesma..? obgd

  10. Olá boa noite, tenho uma piscina com 17 230L e gostaria de saber a quantidade de cloro que devo usar para o tratamento inicial, e para o tratamento semanal! Obrigado, e é urgente!

    • Olá Mariana. Independente da quantidade a ser usada, o ideal é manter o nível de cloro sempre entre 1 e 3 ppm ok? Inicialmente eu recomendaria você utilizar aproximadamente 100g. Meça novamente o cloro depois de uma hora. Caso não esteja dentro do ideal, adicione mais 100g ok? O mesmo para o meio da semana, sempre verifique e caso seja necessário adicione mais cloro. Espero ter ajudado!

  11. celso senna senna

    Boa noite,estou enfrentado um problema cuido de uma piscina aquecida , de 150,000 ela esta com cheiro forte de cloro irritando os olhos dos moradores com o teste reagente liquido o ph.e o cloro estão ok m ais o cheiro na agua poderia me ajudar Obrigodo

  12. Ola!!!! estou desesperada !!!! eu e meu esposo fomos em uma loja especializada em química da agua aqui na minha cidade …. e os mesmos indicaram para fazermos o tratamento de choque ( a agua estava bemmmmmm verde )com barrilha e sulfato de alumínio ….. já colocamos acho um seis quilos de produto …. a agua no inicio levantou uma gosma verde e não decantou… dai recolocamos o sulfato e ela ficou esbranquiçada…. aspirei um pouco e equilibrei o ph ….. agora estou em duvida em clorar a piscina ???? ou colocar mais sulfato ???? me ajudem por favor ….. (ela apresenta ainda no fundo quando coloco a peneira essa borra esbranquiçada e esverdeada )…… já aspirei um pouco mas não consigo ver o fundo?????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos necessários estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>