Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / Tratamento de choque na piscina! Saiba como fazer!

Tratamento de choque na piscina! Saiba como fazer!

Piscina em estado críticoQuando a piscina está em estado crítico, sem tratamento a muito tempo, ou até mesmo com tratamento mas completamente verde devido à infestação de algas, se faz necessário a realização de um tratamento diferenciado: o tratamento de choque na piscina.

Também é necessário este tratamento quando se observa uma contaminação da piscina com fezes ou animais mortos.

Mais conhecido como supercloração, este tratamento é caracterizado pela adição de cloro na piscina em quantidade superior ao comum.

Geralmente, adiciona-se 14 gramas de cloro granulado para cada 1000 litros de água da piscina.

Vamos lá, aprender a fazer o tratamento de choque na piscina:

Tratamento de choque na piscina

Piscina verdeO tratamento de choque na piscina é utilizado quando há um problema muito grave na piscina e somente o cloro em excesso poderá resolver, como:

  • Contaminação da água por animais mortos ou fezes;
  • Grande número de banhistas frequentando a piscina diariamente;
  • Chuvas intensas;
  • Água verde e sinais de crescimento de algas;
  • Queixas de ardência nos olhos ou forte odor de cloro;
  • Odor desagradável na piscina;
  • Excesso de matéria orgânica na água;
  • Água da piscina muito suja por qualquer outro motivo.

Como fazer o tratamento de choque na piscina

Tratamento de piscina verde

Verifique e ajuste os níveis de Alcalinidade (80-120 ppm) e pH (7,0 a 7,4). Para maiores informações sobre pH consulte nosso artigo onde falamos da importância do controle do pH.

Faça uma supercloração com 14 g de de Cloro Granulado por metro cúbico de água.

Já falamos anteriormente sobre como o cloro funciona.

Após a supercloração, toda a sujeira da água deverá descer para o fundo da piscina.

Se sua piscina está muito verde, recomendo deixar este cloro agir por pelo menos um dia e depois usar decantador para que a sujeira e as algas desçam para o fundo da piscina. Lembrando que não recomendo o uso de sulfato de alumínio. Veja meu artigo onde explico por que NÃO USAR sulfato de alumínio.

Aspire o fundo com o filtro na posição denar.

Se tiver alguma dúvida consulte nosso artigo onde falamos sobre como decantar a piscina.

Importante: Após realizar a supercloração, utilize a piscina somente quando o cloro livre estiver entre 1 e 3 ppm.

Para não ter que se preocupar com estes detalhes, deixe a limpeza de sua piscina com a Sistema Manutenções pois o tratamento de choque é utilizado pontualmente e não é interessante que haja esta necessidade.

Nós estamos preparados para realizar o tratamento de sua piscina de forma a não precisar realizar o tratamento de choque.

Esperamos que tenham gostado do artigo!

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

Receba grátis dicas imperdíveis para cuidar bem de sua piscina!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites e produção de conteúdo para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação à piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

67 comentários

  1. Olá,
    nos últimos 15 dias apareceu uma camada de partículas muito finas na superfície da água da minha piscina. Quando você olha a superfície contra luz é bem perceptível. O pH e Cl estão ok. A água está cristalina. Tentei adicionar cloro, depois clarificante, deixei filtrando por dias mas parece que nada tira estas partículas. Você sabe o que pode ser isto?

    • Olá Marcelo! Não consigo saber o que pode ser sem dar uma olhada na piscina. Mas para remover, você deve filtrar a piscina pelo skimmer. O Skimmer foi feito justamente pra isso: remover impurezas da superfície da água. Caso sua piscina não tenha skimmer, somente uma chuva forte vai fazer com que essa sujeira desça e seja filtrada normalmente… Você pode também tentar “simular uma chuva” e ver se o resultado é satisfatório…

  2. tenho uma piscina de 23x12x1,20 coberta e aquecida ela esta com ph baixo, sem cloro, e alcalinidade 1,0 como faço o tratamneto dela ela n esta verde esta clarinha

  3. Laíse Vasconcelos

    Olá, primeiramente agradeço pelas dicas.

    Gostaria de compartilhar um problema que estou passando. Tenho uma empresa no interior de pernambuco e nela há uma piscina que é abastecida por água do poço. Nessa região há uma carência enorme de pessoal qualificado para o tratamento da piscina. Nossa piscina, apesar de um tratamento rígido, nunca fica em um tom azulado. Tem 60 mil litros e fica sempre verde. Um profissional falou que é provavelmente excesso de metais na água, mas já fizemos de tudo e não conseguimos deixá-la azul. Fica verde clara assim que aspirada, e no decorrer do dia vai escurecendo, apesar de translúcida. Já procuramos ajuda de muitas pessoas que trabalham com isso por aqui e nenhum deu jeito. Seria a supercloração um caminho ou um desastre, nesse caso?

  4. Gostei muito das respostas.
    tenho interesse em comprar um Robô para aspirar minha piscina de 54.000 litros.
    Qual sua opinião sobre este produto?
    Já viu este Robô em ação?

    • Sim, Moacir! É um equipamento excelente! Simplesmente essencial para quem não quer gastar muito tempo com a limpeza da piscina. Entretanto ainda requer a supervisão do ser humano, obviamente…

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>