sexta-feira , 19 dezembro 2014
Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / Tratamento de choque na piscina! Saiba como fazer!

Tratamento de choque na piscina! Saiba como fazer!

Piscina em estado críticoQuando a piscina está em estado crítico, sem tratamento a muito tempo, ou até mesmo com tratamento mas completamente verde devido à infestação de algas, se faz necessário a realização de um tratamento diferenciado: o tratamento de choque na piscina.

Também é necessário este tratamento quando se observa uma contaminação da piscina com fezes ou animais mortos.

Mais conhecido como supercloração, este tratamento é caracterizado pela adição de cloro na piscina em quantidade superior ao comum.

Geralmente, adiciona-se 14 gramas de cloro granulado para cada 1000 litros de água da piscina.

Vamos lá, aprender a fazer o tratamento de choque na piscina:

Tratamento de choque na piscina

Piscina verdeO tratamento de choque na piscina é utilizado quando há um problema muito grave na piscina e somente o cloro em excesso poderá resolver, como:

Contaminação da água por animais mortos ou fezes;

Grande número de banhistas frequentando a piscina diariamente;

Chuvas intensas;

Água verde e sinais de crescimento de algas;

Queixas de ardência nos olhos ou forte odor de cloro;

Odor desagradável na piscina;

Excesso de matéria orgânica na água;

Água da piscina muito suja por qualquer outro motivo.

Como fazer o tratamento de choque na piscina

Tratamento de piscina verde

Verifique e ajuste os níveis de Alcalinidade (80-120 ppm) e pH (7,0 a 7,4). Para maiores informações sobre pH consulte nosso artigo onde falamos da importância do controle do pH.

Faça uma supercloração com 14 g de de Cloro Granulado por metro cúbico de água.

Já falamos anteriormente sobre como o cloro funciona.

Após a supercloração, toda a sujeira da água deverá descer para o fundo da piscina.

Se sua piscina está muito verde, recomendo deixar este cloro agir por pelo menos um dia e depois usar decantador para que a sujeira e as algas desçam para o fundo da piscina. Lembrando que não recomendo o uso de sulfato de alumínio. Veja meu artigo onde explico por que NÃO USAR sulfato de alumínio.

Aspire o fundo com o filtro na posição denar.

Se tiver alguma dúvida consulte nosso artigo onde falamos sobre como decantar a piscina.

Importante: Após realizar a supercloração, utilize a piscina somente quando o cloro livre estiver entre 1 e 3 ppm.

Para não ter que se preocupar com estes detalhes, deixe a limpeza de sua piscina com a Sistema Manutenções pois o tratamento de choque é utilizado pontualmente e não é interessante que haja esta necessidade.

Nós estamos preparados para realizar o tratamento de sua piscina de forma a não precisar realizar o tratamento de choque.

Esperamos que tenham gostado do artigo!

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

Curtiu o artigo? Deixe seu "Like"!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação a piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

35 comentários

  1. Olá boa tarde.

    Tenho uma piscina de 120 mil litros.
    Ela ficou bem verde e coloquei clarificante.Esperei a sujeira descer e depois aspirei na posição drenar. Limpou porém continuou com alguns flocos de siujeira verde. esperei mais e aspirei na posição filtrar. coloquei 1 quilo de cloro e deixei filtrando por 12 hors.
    Melhorou porém agora ficou uma leve nódoa e espumas por cima. Aspirei novamente e coloquei 1/2 quilo de cloro . No momento está aspirando. O PH está normal.
    Devo por mais cloro? Tenho alugado a chácara e a cada 15 dias Muita gente têm usado a pisciana.

    Obrigada
    Cláudia

    • Olá Cláudia! Muito obrigado pelo contato.
      Piscinas com utilização intensa realmente dão mais trabalho.
      Eu sugiro que, caso aconteça novamente, adicione o cloro primeiro, e só depois coloque a piscina para decantar utilizando seu clarificante pois, caso as algas decantem ainda vivas, o fato delas respirarem, faz com que elas subam para a superfícia juntamente com as micro-bolhas de gás carbônico que elas liberam com sua respiração.
      Bom, agora, é interessante manter o nível de cloro entre 2 e 3ppm, misturar bastante a água da piscina e colocar para decantar novamente.
      Estas algas da superfície só descerao caso estejam mortas, ou seja, mantenha o cloro OK para eliminá-las e depois basta realizar uma decantação e aspirar drenando.
      Caso tenha ficado alguma dúvida, estou à disposição ok?
      Grande abraço e volte sempre!

  2. Olá Rafael, estou com um problema na piscina do meu condomínio. A água esta turva porem, mantenho pastilhas de cloro no flutuador, é uma piscina de 30 mil litros. Hoje apliquei 3 porções do medidor do cloro granulado Hth e 500ml do aumentador de pH, visto que ao medir o pH estava abaixo de 6,2 e deixei recirculando por 6 hs. Após isto observei que apareceram algumas bolhas na superfície. Será que errei na aplicação? No momento aguardo o tempo de repouso da água para saber de conseguirei tirar a turvidez da água. Aguardo uma breve resposta e agradeço por esclarecimentos anteriores.

    • Olá Francisco!
      Verifique a alcalinidade pois um pH desses deve, certamente, necessitar de uma correção da alcalinidade.
      Depois de regulada a alcalinidade, verifique e corrija o pH novamente e, somente após isto, mantenha o cloro entre 2 e 3ppm para a plicação do decantador.
      Assim é tiro e queda!
      Essas bolhas, caso sejam grandes, deve ser dos produtos aplicados, talvez em excesso…
      Caso sejam Microbolhas, são algas que estão na superfície…
      Nas duas hipóteses, faça o que eu disse que certamente resolverá!
      Qualquer coisa estou à disposição aqui ok?
      Grande abraço e feliz ano novo!

  3. ola Rafael..sou supervisor de piscina em um resort ,,tenho uma piscina com 500 mil l,,,,,tempo de Férias muito uso tenho que fazer o processo de decantaçao todos os dias ,,uso em édia 4 litros de decantador …é uma piscina climatizada a 27 graus ,,,meu cloro evapora cerca de quase 5 quilos ,dia …….tem alguma dica de produto que faça a agua aguentar limpa por mais tempo,pois todos os parametros são rigorosamente acertados ,,cl ,,ph e at……desde ja agradeço……

    • Olá Juliano! Muito obrigado pelo contato!
      Que engraçado seu comentário, bem oportuno para a ocasião em que estou…
      Estou me preparando, neste exato momento para viajar para São Paulo e provavelmente voltarei como Representante comercial de uma empresa que trabalha com desinfecção de água através de Geradores de Ozônio.
      No caso de piscinas de uso coletivo, principalmente as que são intensamente utilizadas, como as de Resort, é interessante, Juliano, que tenham métodos auxiliares de tratamento! O Ozônio é, atualmente, a melhor maneira de se tratar águas de piscinas.
      Eu aconselho a instalação de um Gerador de Ozônio em sua piscina. Caso opte por não instalar geradores de ozônio, que pensa então na possibilidade de utilizar Ultra-violeta para desinfetar a água. Estes dois métodos são excelentes e diminuem drasticamente a quantidade de cloro que uma piscina necessita!
      Espero ter ajudado e qualquer dúvida continuo à disposição ok?
      Grande abraço e feliz ano novo!

  4. Adriano Casagrande Correia

    ola, tenho uma piscina em minha casa de 14 mil litros a água dela esta leitosa ja fiz de tudo, o cloro esta ideal, o ph esta ideal, e a acidez esta correta, mais a água esta leitosa , joguei maxfloc mais não resolveu, deixo filtrando e quando vou retro lavar o filtro sai uma água branca e mancha a calçada de branco, o q esta acontecendo me ajudem

  5. ola bom dia ,queria saber que medidas tomar tenho piscina 80 mil litros faço todos processos em dia ,mas tenho problemas com manchas nas juntas dos azuleijos ,queria saber qque devo fazer resolver isso

    • Olá Rafael! Muito bom dia e obrigado pelo contato!
      A ideia é não deixá-las aparecer Rafael, mas, uma vez que elas já tomaram conta, o trabalho é grande…
      Verifique a possibilidade de deixar o nível de cloro sempre entre 2 e 3ppm, e sempre fazer a escovação da piscina.
      Assim elas tendem a diminuir ok?
      Grande abraço e até mais!

  6. Ola, Rafael,
    Boa Tarde, Meu nome é Deise moro e Siderópolis SC, tenho uma piscina 8 mil litros, ontem a tarde coloquei uma medida de maxfloc, pois a agua estava um poco turva, deixei filtrar por 6h decantou bem porém ficou uma espuma na superfície que não sei como retirar, por que é muito fina e passa pela peneira. Como devo proceder.

    Muito Obrigado!
    Deise

    • Olá Deise! Muito boa tarde e obrigado pelo contato!
      Bom, para retirar esta espuma da superfície da água, você pode tentar misturá-la na água, com uma peneira mesmo, e aspirá-la caso ela vá para o fundo, ou, tentar transbordar a piscina para que, tudo que estiver na lâmina d’água seja eliminado.
      Como sua piscina é de 8000 litros, recomendo transbordá-la. Uns 30 segundos já deve ser suficiente ok?
      Grande abraço e volte sempre!

      • Boa Noite!

        Rafael, Muito Obrigado sua dica foi muito importante, me ajudou bastante ja estou com a piscina cristalina.

        Abraço!
        Até a próxima.

  7. Olá, tenho uma piscina de azulezo de 18 mil litros, apliquei produtos de maneira errada e a agua ficou muito verde, então o pHdiminui muito e por mais que eu coloque o pH mais ele não aumenta, está no mínimo abaixo de 6 p que devo fazer?

  8. olá boa noite. a 2 semanas coloquei cloro na minha piscina e algicida de choque e a mesma ficou quase que imediatamente verde. ja apliuei varios produtos inclusive inibidor de metais, mas a mesma permanece verde. troquei parcialmente a agua da piscina uns 40%, o phe e alcalinidade estao normais, mas qd regulo o cloro a mesma fica cada veis mais verde. 2 semanas com esse problema, oq fazer?

    • Rudinei, evite colocar cloro e aldigicas, tanto de choque quanto de manutenção, no mesmo dia! Não pode! Experimente um tratamento de choque com cloro. Somente isso deve resolver pois essa tonalidade verde é o aparecimento de algas! Uma vez feito o tratamento de choque, basta aspirar a sujeira drenando ok? Neste link poderá ver exatamente como fazer.

  9. tenho uma piscna de 34.000 litro quanto devo adiciona de produto para decantação da mesma..? obgd

  10. Olá boa noite, tenho uma piscina com 17 230L e gostaria de saber a quantidade de cloro que devo usar para o tratamento inicial, e para o tratamento semanal! Obrigado, e é urgente!

    • Olá Mariana. Independente da quantidade a ser usada, o ideal é manter o nível de cloro sempre entre 1 e 3 ppm ok? Inicialmente eu recomendaria você utilizar aproximadamente 100g. Meça novamente o cloro depois de uma hora. Caso não esteja dentro do ideal, adicione mais 100g ok? O mesmo para o meio da semana, sempre verifique e caso seja necessário adicione mais cloro. Espero ter ajudado!

  11. celso senna senna

    Boa noite,estou enfrentado um problema cuido de uma piscina aquecida , de 150,000 ela esta com cheiro forte de cloro irritando os olhos dos moradores com o teste reagente liquido o ph.e o cloro estão ok m ais o cheiro na agua poderia me ajudar Obrigodo

  12. Ola!!!! estou desesperada !!!! eu e meu esposo fomos em uma loja especializada em química da agua aqui na minha cidade …. e os mesmos indicaram para fazermos o tratamento de choque ( a agua estava bemmmmmm verde )com barrilha e sulfato de alumínio ….. já colocamos acho um seis quilos de produto …. a agua no inicio levantou uma gosma verde e não decantou… dai recolocamos o sulfato e ela ficou esbranquiçada…. aspirei um pouco e equilibrei o ph ….. agora estou em duvida em clorar a piscina ???? ou colocar mais sulfato ???? me ajudem por favor ….. (ela apresenta ainda no fundo quando coloco a peneira essa borra esbranquiçada e esverdeada )…… já aspirei um pouco mas não consigo ver o fundo?????

  13. oi estou com problema serio aqui na minha pscina 70 .000 ml lt ja coloquei sufato de aluminio 6 kq e e decantador 4 kq e a pcina continua verde leitoso o que devo faser .e ja tem bastante algas e não consigo ver o fundo . me ajuda por favor ?

  14. Mensagem: Olá! Seu blog tem ajudado muito com a manutenção de nossa piscina! Mas continuo com algumas dúvidas acumuladas…
    Temos uma piscina de 32mil litros e constantemente temos problemas. Temos que reabastece-la com agua de poço (não ha outra alternativa), por isso estamos usando o controlador de metais. Mas a agua parece q nao decanta! Os niveis de cloro, ph e alcalidade estao normais, mas mesmo deixando 15h decantando, a sujeira nao desce e acumula para ser aspirada. A agua sempre esta leitosa, com o fundo turvo meio esverdeado (porem nao escorregadio como se fossem algas) e forma uma espuma quando colocamos cloro. Nao sabemos mais oq fazer!

    • Olá Nathalia! Muito bom dia! Que bom que o site tem ajudado vocês!
      Bom, quanto à sua piscina, recomendo realizar o passo a passo descrito neste artigo sobre super-cloração. Este tratamento de choque deverá oxidar toda sujeira da piscina e facilitar sua decantação. Tente adicionar 14g/m³ de cloro na piscina e no dia seguinte, adicionar o decantador. Imagino que não há o que dar errado, entretanto, qualquer dúvida continuo à disposição aqui ok? Grande abraço e volte sempre!

  15. Bom dia, Rafael.

    Tudo bem com vc?

    Preciso de ajuda, estou apavorado.

    Três semanas atrás, tive problema com algas na piscina (piscina verde). Iniciei o tratamento para matar a alga verde numa sexta-feira (31/10). Antes de usar o algicida, consultei o pH e a alcalinidade que estavam muito baixos. Mas como me preocupei primeiro em matar as algas, não regulei o pH e a alcalinidade. Uma vez morta a alga (sábado), usei o decantador. No dia seguinte (domingo), a água estava clara com toda a sujeira depositada no fundo da piscina. Drenei toda a sujeira. Até ai, tudo maravilhoso. Nas paredes, alguns resquício de algas mortas. Eu iria até entrar na piscina para limpar as paredes, mas ao drenar, acabei por levantar parte da sujeira e a água ficou um pouco suja. Em razão dessa sujeira, pensei que no dia seguinte estaria a mesma no fundo da piscina novamente. Então, não entrei na piscina para completar a limpeza e parti para regular a alcalinidade e o pH, bem como incluir o cloro. Assim, usei um Elevador de Alcalinidade e Barrilha. Também usei o produto Dicloro. Percebi, no dia seguinte (segunda-feira, 03/11), que o PH estava muito alto. A alcalinidade, contudo, estava equilibrada. Porém, a sujeira que havia se levantado na drenagem não afundou e a água, assim, continuou com aquele aspecto de suja, turva, embora muito melhor que quando a água estava verde. Dei mais um tempo. Ainda na segunda-feira, de tarde, a sujeira ainda não havia baixado. Diante disto, usei novamente o decantador. Logo em seguida, a água ficou esbranquiçada. Na minha opinião, houve um excesso de produtos. O pH estava alto. Ao ver a embalagem do Dicloro, havia menção que ela também contribuiria para elevar o pH, o que reforça a minha ideia de excesso de produto com a inclusão do Decantador novamente.

    Diante deste problema, comprei e usei o produto para reduzir o pH. Na terça-feira, apliquei a dosagem indicada. No dia seguinte, não percebi alteração. Mas na última quinta-feira percebi que a água voltou a querer esverdear. Na sexta-feira, percebi que a água estava um pouco mais verde ainda. Olhando a água, não vi nenhum sinal que aquele aspecto de brancura. Deduzi que aquele problema desapareceu em razão das algas. Procurei administrar o pH e alcalinidade, pois havia variado um pouco. Decidi, então, usar novamente o algicida. Não adicionei cloro. Na sexta ou sábado, percebi que as algas morreram (ou pensei que morreram). E como percebi isso: passei a mão nas escadas da piscina e a alga se desprendia como um pó. Se soltaram muito facilmente. Por indicação, comprei e adicionei o floculante. Isto no domingo de manhã. Percebi, porém, que a água ficou mais escura (verde) depois que desliguei a máquina. Na segunda-feira de manhã (10/11), a água estava mais verde ainda, com a superfície da água cheia de bolhas de ar. O floculante havia completado 24 horas de aplicação.

    O que penso: não usei cloro na água quando adicionei o algicida e, mesmo com a aplicação do floculante, novas algas surgiram ferozmente. Fiz a medição na água. O pH está um pouco acima do indicado. A alcalinidade está um pouco abaixo. O cloro está zero.

    Na hora do almoço drenei até onde a máquina me permitia. Vi uma água muito escura passando pela mangueira, permitindo deduzir que, de fato, parte das algas morreram e afundaram. Mas de tão verde, ainda não enxergo nada no fundo.

    No dia 10/11 (segunda-feira), a química da Igui me indicou aplicar 800 gramas de sulfato de alumínio e aplicar barrilha posteriormente se necessário. Em seguida diluir 300 gramas de cloro, deixando a água em descanso de 12 a 24 horas. Em seguida, aspirar.

    Eu acabei esquecendo de aplicar o cloro.

    De qualquer forma, entre os dias 11 a 12/11, não houve efeito. A água continuou verde escura. Embora eu drenasse e vendo uma água escura sair pela mangueira, a água continuou verde.

    Pedi nova orientação na última sexta-feira, sendo me repassado o seguinte: aspirar bem o fundo da piscina e repõe a água; corrigir o pH e a Alcalinidade; estando tudo corrigido, aplicar 30mL/m3 de Oxi Floculante e recircula a piscina por 1 hora; após este tempo diluir 14gr/m3 de cloro e aplicar, recircular por mais 30 minutos e parar o motor; deixe em descanso com o timer desligado de 12 a 24 horas.

    No fim da sexta-feira, verifiquei que o pH estava altíssimo. Minha fita medidora, por exemplo, prevê a cor laranja escura como o nível máxima de pH averiguado. O normal é laranja médio. Laranja claro significa pH baixo. Para vc ter uma ideia, ao medir o pH da minha pscina, a cor da fita se apresentava VERMELHA. Joguei 500 ml de redutor de pH e NÃO FEZ EFEITO.

    Pedi nova orientação, mas como o sábado foi feriado, não tive resposta naquele dia. Em contato com a Igui local, sugeriram, então, utilizar o Sulfato porque este sempre reduz o pH.

    Assim, com alcalinidade já nos parâmetros normais no sábado (15/11), mas sem nenhum resultado na redução do pH, utilizei o Sulfato. De fato, houve redução do pH. Tanto este como a alcalinidade estavam, portanto, nos níveis normais para a piscina. Apliquei, pouco tempo depois, o Dicloro, que também tem função de cloro, algicida e decantador. Fiz a medição, onde constatei que o pH, Alcalinidade e o Cloro estavam nos parâmetros normais.

    No último domingo, contudo, nenhum efeito. A água estava verde escura.

    Ontem, continuou da mesma forma.

    Hoje de manhã, a água continua verde escura, com bolhas de ar sobre toda a superfície.

    Pedi nova orientação, sendo me dito que certamente há um excesso de produto químico na água, não sendo possível um reação neste momento. Foi pedido para aguardar até, no mínimo, sexta-feira para reaplicar os produtos.

    Estou apavorado e sem usar a minha piscina há 3 semanas.

    O que vc acha?

    • Olá Ricardo! Muito bom dia e obrigado pelo contato!
      Sua história é mais comum do que você imagina! Na ânsia de resolver o problema das algas na piscina, você acabou descuidando da alcalinidade e principalmente do pH da água…
      Acontece que o pH da água é fator determinante dos sub-produtos a serem formados pela adição do cloro na água… Ou seja, se o pH da piscina estiver baixo e principalmente se ele estiver alto, o cloro não tem o efeito desejado na piscina, deixando assim de cumprir o seu papel algicida e algistático. É um pecado capital cuidar somente do cloro e deixar o pH para depois!
      Nesta altura do campeonato, eu sugiro que coloque um clorador flutuante na água com pastilhas de cloro, e regule o pH da piscina. Com o pH regulado, aplique 14g/m³ de cloro e aguarde um ou dois dias para adicionar o decantador. É necessário aguardar pois as algas precisam morrer antes de entrar em contato com o decantador, e, como sua piscina está com muitas algas, é interessantes certificar-se de que elas morreram antes da aplicação do decantador…

      Inicialmente faça isso. E me mantenha informado aqui sobre qualquer atualização. Mas lembre-se, não deixe o pH para depois! Ele é tão importante quanto o cloro no tratamento da piscina ok? Grande abraço e até a próxima!

      • Rafael, sem exageros, hj de manhã tinha até um sapo na minha piscina, é mole?!?! E olha que moro num bairro populoso, com lagoa e córrego bem distante de mim.

        Duas dúvidas: a questão de excesso de produtos em minha piscina como disse a bioquímica, procede? Ela pediu para deixar a água quieta até sexta-feira, pelo menos. Segundo: o clorador flutuante coloco agora independente de reajuste do pH?

        Pergunto isso, pq eu usei 500 ml de redutor de pH sexta-feira e não tive resultado algum. Por isso, acabei usando o sulfato, pq sei que ele reduziria, como de fato reduziu, o pH. Hoje o pH está alto novamente.

        • Sim, Ricardo, procede. É interessante dar o tempo para a piscina processar e fazer a reação esperada por todos os produtos adicionados. Quanto aos sapos, não há muito o que fazer. Pela minha experiência, o cloro por si só não parece um problema para eles, infelizmente…
          Quanto ao flutuador, pode deixar direto na piscina ok? Ele não interfere na adição dos corretores do pH.

  16. RICARDO ALEXANDRE DE MORAIS

    Boa noite e parabéns pelo blog. Comprei a 1 mes uma casa com piscina de 35mil lts.
    Não sei nada de tratamento da agua.
    tem dias que tá linda e dias que tá horrível.
    Comprei td que tinha na loja de piscinas. Misturo tudo e jogo na agua. Tá errado?
    faço o teste de ph. Nunca acerto o ponto , fica com ph + daí coloco ph- , testo fica baixo. Acompanho tds os dias e nunca tá certo.
    tenho flutuador , filtro tds os dias, limpo o fundo td dia. O que faço de errado.
    obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos necessários estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>