Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / Como manter a água da piscina cristalina e saudável

Como manter a água da piscina cristalina e saudável

Se você quer saber como manter a água da piscina cristalina e saudável, chegou ao lugar certo!

Não vamos te dar um segredo mágico pra isso pois definitivamente não há!

Todos nós sabemos que uma piscina límpida e com saúde é geralmente fruto de um acompanhamento constante.

Para um bom começo, indicamos a leitura de dois artigos: a importância do controle do pH da piscina e a importância do controle da alcalinidade da piscina.

De qualquer forma, vale ressaltar que não é nenhum bicho de sete cabeças deixar a piscina assim, cristalina e saudável.

Vamos então à nossa dica de como manter a piscina cristalina…

Como manter a água da piscina cristalina e saudável

Utilizando flutuador para manter a água da piscina cristalina e saudávelCuide bem de sua piscinaNossa principal dica para manter a água da piscina sempre clarinha e bem cuidada é a utilização de cloradores flutuantes, ou como alguns chamam: margaridas!

Além de todos os passos necessários para se ter uma piscina cristalina – manter o controle do pH, controle da alcalinidadecontrole do cloro, realizar o tratamento físico da piscina e etc – nós indicamos fortemente a utilização de cloradores flutuantes para manter a água da piscina cristalina e saudável!

Esse clorador flutuante foi desenvolvido para fazer com que o tratamento contra bactérias e micro organismos da piscina seja mais tranquilo para o limpador da piscina ou até mesmo o proprietário da piscina.

Os tabletes de cloro vão se dissolvendo aos poucos dentro do flutuador e mantendo o residual de cloro da piscina.

Regule o tamanho dos orifícios do flutuadorColoque o flutuador na piscina e sinta a diferençaComo consequência você mantém o aspecto da piscina mais cristalino e sua química mais ‘saudável’ para os banhistas uma vez que a quantidade de cloro na piscina tende a ser mais uniforme.

Veja como é fácil tratar a sua piscina com os flutuadores:

1) Escolha o flutuador de acordo com o tamanho da sua piscina. O pequeno para piscinas entre 15 e 30.000 litros, e o grande para piscinas entre 30 e 70.000 litros. Porém não se prenda a estes valores pois você poderá comprar mais de um clorador caso haja necessidade. Caso não haja um que suporte a quantidade de pastilhas que sua piscina necessita, adquira mais de um flutuador.

Se o flutuador tombar ou afundar, está na hora de trocar!Retire os tabletes se for usar a piscina2) Verifique a Alcalinidade (entre 80 e 120 ppm) e o pH (entre 7,2 e 7,6) ajustando-os se necessário.

3) Girando a base do flutuador ajuste o tamanho dos orifícios de acordo com o tamanho da sua piscina.

Quanto maior ficar o buraco no flutuador, mais rápido o cloro irá passar para a piscina.

Somente será necessário a limpeza da borda da piscina e a aspiração do fundo4) Caso queira utilizar a piscina, retire o flutuador e coloque-o num balde com água da própria piscina. Depois do uso retorne com a água do balde e o flutuador para dentro da piscina.

Os flutuadores fazem grande parte do trabalho de tratamento químico da piscina para você, na dosagem correta e sem desperdício de produto.

Somente será necessário efetuar a aspiração e limpeza das bordas.

Feito isso, você terá a água da piscina cristalina e saudável como você deseja!

MAS CUIDADO!!! NÃO É RECOMENDADA A UTILIZAÇÃO DE TABLETES DE CLORO EM PISCINAS DE FIBRA NEM EM PISCINAS DE VINIL!!! O CONTATO DO TABLETE DIRETO COM A FIBRA OU COM O VINIL PODE DANIFICAR IRREVERSIVELMENTE A SUPERFÍCIE DA PISCINA!

Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe nos comentários pra gente ok?

Esperamos que tenham gostado do artigo!

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais usando os botões abaixo. Grande abraço e até o próximo artigo!

Receba grátis dicas imperdíveis para cuidar bem de sua piscina!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites e produção de conteúdo para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação à piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

161 comentários

  1. Ola Rafael. Sobre os flutuadores: Primeiro passo seria fazer a cloração normal, diluindo o cloro num balde? E, na sequência já colocaria o flutuador?
    Minha piscina tem aproximadamente 9 mil litros. Nesse caso posso dividir o tablete em 3 partes e colocar apenas uma parte, visto que serve para piscinas de até 30 mil litros?? Com relação a abertura do flutuador pequeno, deixo ele totalmente aberto? como saber o limite dessa abertura? Todas essas perguntas são pelo fato de que eu fiz a cloração normal, e joguei o flutador na piscina. mas a agua nunca fica no limite de 3ppm .. o medidor de cloro sempre fica quase branco. A não ser que eu meça proximo onde está o flutuador… ai fica legal.

    • Olá Marcelo!
      Não há uma receita para te passar… Essas coisas você vai aprendendo com o tempo, e na base da tentativa e erro. Não recomendo partir a pastilha de cloro em 3. No máximo em 2! E se o cloro está quase transparente, significa que você pode colocar mais no flutuador pois não está sendo suficiente! Assim vamos chegando no ponto ideal ok?

  2. Boa Noite,
    Ontem comprei o flutuador mais uma pastilha de 200g do cloro penta.
    Tratei a piscina com cloro HTH Tradicional, fiz o teste com a fita HTH e a noite estava com 3ppm de cloro.

    Coloquei o flutuador com uma pastilha de 200g de cloro na piscina que tem 25Mil litros.

    Minha dúvida é a seguinte: Preciso de mais de um flutuador? Ou Preciso colocar mais pastilhas no flutuador?

    Qual a vasão de 200g de cloro p/ m3?

    • Não é necessário, no seu caso, Thiego, comprar outro flutuador. Você provavelmente ficará bem servido com apenas uma pastilha em seu flutuador. Quanto à “vazão”, o que eu posso te dizer é que a pastilha dura cerca de 10 a 20 dias, dependendo de uma série de fatores. Então você terá que verificar qual o consumo de cloro do seu flutuador na piscina ok?

  3. Olá, Gostaria de saber quantos flutuadores você recomenda para uma piscina de 170.000 L?

  4. bom dia rafael…
    tenho uma piscina intex de 4,485 L… tenho a bomba da piscina e o flutuador.. estou com uma pastilha de cloro de 200 gramas… queria saber quanto tempo posso deixar o cloro ou se a pastilha de 200 gramas é muito ?

    • Olá Rafael! Boa noite, tudo bem com você?
      Para saber se é muito ou se é pouco, é necessário fazer a medição do cloro com uma frequência maior. Assim, se o cloro ultrapassar os 3ppms, indica que está muito cloro. Caso ele não atinja este patamar, significa que não terá cloro em excesso na piscina ok? Deve-se colocar mais cloro sempre que ele descer para menos de 1ppm.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>