sexta-feira , 22 maio 2015
Capa / Mundo Piscina / Tratamento de Piscina / Como manter a água da piscina cristalina e saudável

Como manter a água da piscina cristalina e saudável

Se você quer saber como manter a água da piscina cristalina e saudável, chegou ao lugar certo!

Não vamos te dar um segredo mágico pra isso pois definitivamente não há!

Todos nós sabemos que uma piscina límpida e com saúde é geralmente fruto de um acompanhamento constante.

Para um bom começo, indicamos a leitura de dois artigos: a importância do controle do pH da piscina e a importância do controle da alcalinidade da piscina.

De qualquer forma, vale ressaltar que não é nenhum bicho de sete cabeças deixar a piscina assim, cristalina e saudável.

Vamos então à nossa dica de como manter a piscina cristalina…

Como manter a água da piscina cristalina e saudável

Utilizando flutuador para manter a água da piscina cristalina e saudávelCuide bem de sua piscinaNossa principal dica para manter a água da piscina sempre clarinha e bem cuidada é a utilização de cloradores flutuantes, ou como alguns chamam: margaridas!

Além de todos os passos necessários para se ter uma piscina cristalina – manter o controle do pH, controle da alcalinidadecontrole do cloro, realizar o tratamento físico da piscina e etc – nós indicamos fortemente a utilização de cloradores flutuantes para manter a água da piscina cristalina e saudável!

Esse clorador flutuante foi desenvolvido para fazer com que o tratamento contra bactérias e micro organismos da piscina seja mais tranquilo para o limpador da piscina ou até mesmo o proprietário da piscina.

Os tabletes de cloro vão se dissolvendo aos poucos dentro do flutuador e mantendo o residual de cloro da piscina.

Regule o tamanho dos orifícios do flutuadorColoque o flutuador na piscina e sinta a diferençaComo consequência você mantém o aspecto da piscina mais cristalino e sua química mais ‘saudável’ para os banhistas uma vez que a quantidade de cloro na piscina tende a ser mais uniforme.

Veja como é fácil tratar a sua piscina com os flutuadores:

1) Escolha o flutuador de acordo com o tamanho da sua piscina. O pequeno para piscinas entre 15 e 30.000 litros, e o grande para piscinas entre 30 e 70.000 litros. Porém não se prenda a estes valores pois você poderá comprar mais de um clorador caso haja necessidade. Caso não haja um que suporte a quantidade de pastilhas que sua piscina necessita, adquira mais de um flutuador.

Se o flutuador tombar ou afundar, está na hora de trocar!Retire os tabletes se for usar a piscina2) Verifique a Alcalinidade (entre 80 e 120 ppm) e o pH (entre 7,2 e 7,6) ajustando-os se necessário.

3) Girando a base do flutuador ajuste o tamanho dos orifícios de acordo com o tamanho da sua piscina.

Quanto maior ficar o buraco no flutuador, mais rápido o cloro irá passar para a piscina.

Somente será necessário a limpeza da borda da piscina e a aspiração do fundo4) Caso queira utilizar a piscina, retire o flutuador e coloque-o num balde com água da própria piscina. Depois do uso retorne com a água do balde e o flutuador para dentro da piscina.

Os flutuadores fazem grande parte do trabalho de tratamento químico da piscina para você, na dosagem correta e sem desperdício de produto.

Somente será necessário efetuar a aspiração e limpeza das bordas.

Feito isso, você terá a água da piscina cristalina e saudável como você deseja!

MAS CUIDADO!!! NÃO É RECOMENDADA A UTILIZAÇÃO DE TABLETES DE CLORO EM PISCINAS DE FIBRA NEM EM PISCINAS DE VINIL!!! O CONTATO DO TABLETE DIRETO COM A FIBRA OU COM O VINIL PODE DANIFICAR IRREVERSIVELMENTE A SUPERFÍCIE DA PISCINA!

Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe nos comentários pra gente ok?

Esperamos que tenham gostado do artigo!

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais usando os botões abaixo. Grande abraço e até o próximo artigo!

Curtiu o artigo? Deixe seu "Like"!

Sobre Rafael Lacerda

Rafael Lacerda é técnico em Biotecnologia, trabalhou com piscinas mais de 12 anos e compartilha o que aprendeu aqui no blog da Sistema Manutenções. Atualmente trabalha com criação de sites para micro e pequenas empresas na Agência Sete Clave. Se você tem alguma dúvida com relação a piscinas, deixe na sessão de comentários do site que em breve será respondida. Se você gostou deste site e quer criar um site para você ou sua empresa, fale com o Rafael.

161 comentários

  1. Ola Rafael. Sobre os flutuadores: Primeiro passo seria fazer a cloração normal, diluindo o cloro num balde? E, na sequência já colocaria o flutuador?
    Minha piscina tem aproximadamente 9 mil litros. Nesse caso posso dividir o tablete em 3 partes e colocar apenas uma parte, visto que serve para piscinas de até 30 mil litros?? Com relação a abertura do flutuador pequeno, deixo ele totalmente aberto? como saber o limite dessa abertura? Todas essas perguntas são pelo fato de que eu fiz a cloração normal, e joguei o flutador na piscina. mas a agua nunca fica no limite de 3ppm .. o medidor de cloro sempre fica quase branco. A não ser que eu meça proximo onde está o flutuador… ai fica legal.

    • Olá Marcelo!
      Não há uma receita para te passar… Essas coisas você vai aprendendo com o tempo, e na base da tentativa e erro. Não recomendo partir a pastilha de cloro em 3. No máximo em 2! E se o cloro está quase transparente, significa que você pode colocar mais no flutuador pois não está sendo suficiente! Assim vamos chegando no ponto ideal ok?

  2. Boa Noite,
    Ontem comprei o flutuador mais uma pastilha de 200g do cloro penta.
    Tratei a piscina com cloro HTH Tradicional, fiz o teste com a fita HTH e a noite estava com 3ppm de cloro.

    Coloquei o flutuador com uma pastilha de 200g de cloro na piscina que tem 25Mil litros.

    Minha dúvida é a seguinte: Preciso de mais de um flutuador? Ou Preciso colocar mais pastilhas no flutuador?

    Qual a vasão de 200g de cloro p/ m3?

    • Não é necessário, no seu caso, Thiego, comprar outro flutuador. Você provavelmente ficará bem servido com apenas uma pastilha em seu flutuador. Quanto à “vazão”, o que eu posso te dizer é que a pastilha dura cerca de 10 a 20 dias, dependendo de uma série de fatores. Então você terá que verificar qual o consumo de cloro do seu flutuador na piscina ok?

  3. Olá, Gostaria de saber quantos flutuadores você recomenda para uma piscina de 170.000 L?

  4. bom dia rafael…
    tenho uma piscina intex de 4,485 L… tenho a bomba da piscina e o flutuador.. estou com uma pastilha de cloro de 200 gramas… queria saber quanto tempo posso deixar o cloro ou se a pastilha de 200 gramas é muito ?

    • Olá Rafael! Boa noite, tudo bem com você?
      Para saber se é muito ou se é pouco, é necessário fazer a medição do cloro com uma frequência maior. Assim, se o cloro ultrapassar os 3ppms, indica que está muito cloro. Caso ele não atinja este patamar, significa que não terá cloro em excesso na piscina ok? Deve-se colocar mais cloro sempre que ele descer para menos de 1ppm.

  5. Marina Bertagnolli

    Ola Rafael, parabéns pelo seu site, tem ajudado muitas pessoas. Eu tenho uma piscina de fibra de 32 mil litros, e tenho uma pessoa que vem uma vez por semanas fazer a manutenção, mas a água não fica transparente, quando ligo a hidro até fica mais clara, será que ele esta usando algum produto que não poderia ser usados juntos? Existem produtos que tenham incompatibilidade, adicionados no mesmo dia? Eu pergunto e ele diz que é assim mesmo, pelo que sei ele tem treinamento pra isso. Moro em uma cidade pequena, não encontro outra pessoa pra manutenção. O que você me diz? Agradecida

    • Olá Marina, boa noite, tudo bem com você?
      A incompatibilidade mais conhecida é a do cloro com o algicida. Estes dois produtos não devem ser usados no mesmo dia. Entretanto, se a piscina está turva, não é o caso pois esta mistura, quando feita, causa manchas na piscina, e não turbidez…
      Recomendo a utilização de clarificante e filtrar mais a piscina, caso o problema seja a turbidez da água por excesso de partículas suspensas ok?

  6. Rafael primeiro quero te parabenizar pelo blog.
    Estou com um problema e acho que vc pode me ajudar. Tenho uma piscina de vinil de 4000l. Eu uso flutuador com pastilhas 7 em 1 da Genko, além do filtro. Minha agua sempre foi cristalina, mas há alguns meses estou com problemas de falta de agua da encanada. Preenchi a agua evaporada com a agua de meu poço artesiano (cerca de 10% dela), que por ter um solo argiloso, aparentemente é rico em ferro, pois toda a agua dele que entra em contato com cloro torna-se em pouco tempo amarelo, que se intensifica até ficar marrom, cor de ferrugem mesmo. O que devo fazer para que a agua volte a ficar límpida? A própria pastilha tem clarificante e algicida, mas não está adiantando, e piora consideravelmente quando o cloro aumenta de 1ppm. Por favor me ajude e desde de já agradeço.

    • Olá Silvia! Muito obrigado pelo prestígio!
      Este problema com metais na água não é um problema novo. O que eu recomendo, além de tentar utilizar o redutor de metais, produto já existente no mercado, é a aquisição de filtros de carvão (ou outro material adsorvente) para reduzir o nível de íons de ferro na água.
      Em geral, o redutor de metais não elimina a presença do ferro nas águas de poço artesiano. Entretanto, para não pular etapas, experimente utilizá-lo. Não resolvendo, estude a possibilidade de comprar um filtro para diminuição do teor de ferro na água. Estes eu sei que funcionam ok?
      Espero ter ajudado! Grande abraço e até a próxima!

  7. Ola, comprei uma chácara e tem uma piscina de 4x8x1 e meio, de fibra. O antigo dono nao limpava ela, e sim trocava a agua, pois existe tres poços mais agua encanada que vem da serra. Gostaria de saber a quantidade, e os produtos para deixar essa piscina limpa sem ter q trocar a agua, saliento que não esta funcionando o aspirador. Existe uma forma de deixa-la limpa sem aspirar o fundo?

  8. Amigo eu tenho uma piscina de 35 mil litros, e a cada semana,tenho que fazer um tratamento com 2kg de barilha e 2kg de sulfato! Não consigo manter a água dela limpa,após 4 dias desse tratamento a água fica muito verde e não consigo nem ao menos enxergar o fundo, oque fazer para mante-la limpa?

  9. Bom dia Rafael!
    Tenho uma piscina inflável de 7.000 litros, devido ao tempo de estiagem resolvi enche-la com agua do poço artesiano. Essa agua é bem alcalina. No dia seguinte percebi que ela estava bem verde sem mesmo ter usado nenhuma vez, e como choveu nesses dias por aqui eu creio que por isso ela ficou verde. Resolvi tentar trata-la com aproximadamente 100g de cloro e 50ml de clarificante e colocar o filtrinho para funcionar. Mas de nada adiantou, agora a agua está laranja. O que pode ser feito? Lembrando que não tenho os matérias necessarios para a limpeza no fundo dela, disponho apenas de um filtrinho que veio acompanhando a piscina.
    Agradeço a sua atenção e desculpe o incomodo

    Att
    Fabrício

    • Boa noite Fabrício!
      Acredito que mantendo o cloro em torno de 3ppm, esta coloração deve decantar e poderá ser aspirada, entretanto será necessário a aquisição dos materiais necessários…
      Somente com o filtro é impossível retirar esta sujeira da água… Infelizmente…
      Qualquer dúvida continuo à disposição! Grande abraço e volte sempre!

  10. Rafael, bom dia!
    Eu havia conseguido deixar a água da minha piscina cristalina. Estava perfeita.
    Só que caiu um temporal, a piscina chegou a encher bastante, e no dia seguinte a chuva ela ainda estava boa mas um pouco turva. Medi os parâmetros e estavam OK menos o cloro que estava zerado.
    Fiz uma cloração de choque e após uns 15 minutos a água começou a ficar verde. deixei filtrando o dia inteiro… E a noite o cloro estava zerado novamente. Adicionei mais cloro e um pouco de clarificante, recirculei e deixri em repouso mas não adiantou. Continuo com essa água esverdeada (parece q essa coloração é da metada da água pra baixo) e nao consigo resolver….

  11. Olá rafael
    comprei uma chacára e pretendo usa-la para alugar.

    porém não conheço muito sobre o tratamento da piscina , regular ph e alcalinidade

    se as pessoas entram na piscina com roupas a agua fica turva e demoro até deixar cristalina,

    Estou lendo bastante e estudando para aprender o CERTO que poupe tempo de tratamento e poupe excesso de produtos .

    Gostaria que me desse dicas de como regular o ph e alcalinidade de maneira correta e a usar os produtos certos !

    Obrigado

    • Boa noite Gabriel! Seja bem-vindo ao nosso site!
      Bom, separei num único artigo, todas as informações que você precisa saber de imediato para cuidar da piscina da chácara.
      Segue o link: Como limpar a piscina – Manual passo-a-passo para iniciantes. Neste link, você verá os links para outros assuntos que você provavelmente terá de ler para se interar de determinados assuntos relacionados, como o pH da piscina e a alcalinidade, por exemplo.
      Qualquer dúvida que permanecer, estamos à disposição aqui ok? Grande abraço e volte sempre!

  12. Boa noite, Gostaria de saber se tem como limpa a piscina com um pouco de sujeira em baixo sem precisar aspirar, pois aspirando retira muita agua da piscina e hj joga tanta agua fora nao é boa ideia, e quais produto uso e como devo fazer ? obrigado!

    • Bom dia José!
      Você só joga água fora caso utilize o filtro na posição drenar! Quando há pouca sujeira no fundo da piscina, cabe utilizar a função “Filtrar” do filtro. Assim a água volta filtrada para a piscina e a sujeira fica retida no filtro. Assim que terminar basta retrolavar o filtro e pronto!
      Qualquer dúvida que permanecer eu continuo à disposição! Grande abraço e volte sempre!

      • Rafael, boa tarde
        Estou com a água da piscina turva, no entanto o ph e alcalinidade estão com indices normais, no entanto, o cloro sempre está baixo, ou seja, não aguenta nem um dia. Hoje verifiquei que o ácido cianurico está bem alto. Será que não é isso que está influenciando no desempenho ruim do cloro? Como faço para baixar esse ácido?
        Obrigado

  13. adolfo victor tito rojas

    Tenho uma piscina de 4×8 e uma profundidade de 1.20, e de alvenaria, ajuda; há alguma diferença especial no tratamento de alvenaria ou vinil? dá mais trabalho? Gostaria ter ajuda como devo conservar sempre limpa e saudavél. A minha piscina é usado muito pouco, uma vez por semana e as vezes não.
    – Sendo de pouco uso, quais os cuidados que devo ter?
    – Estou tendo muitos problemas, ela já ficou verde, fiz o tratamento e voltou ao normal.
    – Dentro de 3 a 4 dias aparecem umas minhoquinhas.
    – Qual é a quantidade de cloro que devo usar? e quanto tempo devo deixar no recircular?
    – Posso misturar clarificante e elevador do ph ao mesmo tempo?
    – Em que espaço de tempo devo aspirar? e qual é a posição dassaidas e entradas, como; skimmer, aspirar,retorno, hidro, cascata, e prainha.
    – A minha bomba é da Yacuzzi.
    – Estou aflito, nunca pense que daria muito trabalho a manutenção de uma piscina.
    – Por favor se for possível faça um resumem como manter a piscinas limpa, passo a passo
    – Muito obrigado.

  14. Boa noite,comprei uma piscina de vinil(plastico) de 12 mil litros e a enchi com agua potavel,minha duvida é , no primeiro dia de uso ja tenho q usar as margaridas ou posso esperar uns dias conforme o uso? e para corrigir o ph e a alcalinidada da agua faço isso varias vezes no dia ate corrigir ou de uma vez so?.
    muito obrigada ,suas dicas são maravilhosas ainda mais pra mim que sou iniciante em piscinas.

  15. Lílian Laranjeiras

    Boa tarde!
    Comprei uma piscina plástica de 2300 litros. Na hora até me arrependi pelo fato de estarmos nessa crise de água… enchi pela segunda vez, da primeira, aproveitei a água para molhar plantas, lavar quintal, roupas, etc. Ouvi falar que posso colocar o cloro granulado e 4g para cada 1000 l. Gostaria de saber se procede essa informação e qual é o filtro que posso adquirir para limpá-la. E também, se depois posso reaproveitar a água da mesma maneira que fiz da primeira vez. Desde já, obrigada.

    • Boa tarde Lílian! Pode sim, clorar a piscina com 4g de cloro para cada mil litros de água da piscina, entretanto essa quantidade varia de acordo com a marca e o tipo do cloro escolhido ok? Na dúvida, siga as instruções da embalagem ok?
      Quanto ao filtro, recomendo que procure junto à alguma empresa de piscinas de sua região, um conjunto filtrante portátil, pois não recomendo a utilização de filtros de feltro, ou pano…
      Espero ter ajudado. Grande abraço e volte sempre!

  16. Janaina aparecida da rocha

    Ola eu tenho uma piscina d vinil de 7000 litros e quero mantela sem aquele lodo e a agua sempre limpa comprei aquela pedra flutuante minha primeira pergunta e minha pedra e aquela 3 em um d 200 gramas e fala na embalagem q e 200 gramas p 30 mil litros pra nao estragar minha piscina eu posso dividir ela em 4 e usar um pedaco e quardar os outros 3 so e posso deixar direto na piscina nao vai estragar?

    • Boa tarde Janaina!
      Você pode sim, fracionar a pastilha de cloro em pedaços menores e utiliza-los aos poucos, entretanto existem pastilhas menores, de 20g cada, por exemplo… Talvez seja o ideal para você.
      Para manter o flutuador direto na piscina, tenha cuidado com o nível do cloro pois ele não pode ultrapassar 3ppm ok?
      Grande abraço e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos necessários estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>